Senta que lá vem história 19 Francisca Denilça dos Santos Narciso Salvador

Publicado em: 03/04/2023 14:44:56

Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza


Me chamo Francisca Denilça, que significa “franco, livre”, definição que realmente me representa. A franqueza é uma das minhas qualidades que em alguns momentos também não é bem vista, mas prefiro ser assim.
Estudei sempre em escolas públicas, e ano de 2003 terminei o ensino médio, visando uma graduação. Porém, o fato de ser de família carente, não me permitiu ingressar em seguida no ensino superior, e após três tentativas, passei na UNIR ( na minha época era vestibular) para o curso de Licenciatura em Química.
Minha trajetória acadêmica iniciou em agosto de 2007, com muita luta, batalha, vontade de desistir várias vezes, mas minha família foi meu alicerce. Naquela época, só o fato de ter que pagar aluguel, passagem de ônibus e alimentação, era como um “tormento”. Meus pais não tinham a menor condição de me manter estudando, principalmente devido ao curso
ser no período matutino. Meu esposo atualmente, que nesse período era meu namorado, me ajudava financeiramente sem eu saber, pois eu não queria aceitar.
Conheci professores maravilhosos que sempre acreditaram em meu potencial e até me ajudavam financeiramente. Quando estava no 3º período, consegui entrar no PIBIC, recebi os auxílios de UNIR como vale- transporte e alimentação, e assim, consegui continuar estudando em busca de melhoria para minha família.
No ano de 2009, no dia 14 de fevereiro, me casei. Ter um companheiro que me apoiava foi essencial, afinal de contas, a trajetória foi sofrida, mas vitoriosa. Com a ajuda dos familiares e amigos, em dezembro de 2011, me graduei em Licenciatura em Química. Uma turma que ingressaram 50 alunos, e apenas 5 colaram grau, e eu era uma delas.
Através de referências, fui convidada para fazer parte do projeto de Monitoramento da UHE de Santo Antônio coordenado pelo professor Dr. Wanderley Bastos e Dr. Márcio Miranda para atuar como Analista Jr. Experiência que agregou ao meu currículo os melhores aprendizados. O laboratório Biogeoquímica, pode me proporcionar conhecimentos de métodos de análises químicas padronizados.
Em 2014, iniciei minha trajetória como docente, na qual estou atualmente e na mesma escola. Um pequeno período tive a experiência de trabalhar como professora substituta no IFRO, simplesmente outro mundo, valorização e é claro, cobranças que te ajudam no crescimento profissional e pessoal.

Sou grata à Deus, aos meus pais, meu esposo que está comigo à 21 anos, a família do meu esposo que sempre esteve presente. Agradeço por tudo que Deus tem me proporcionado, experiências, aprendizados, amizades. Agora estou em uma nova etapa e desafio, o Mestrado. E vou seguido até chegar a alcançar meus objetivos e metas: SER UMA DOCENTE DO QUADRO FEDERAL. “MINHA FAMÍLIA É MINHA FORÇA PARA CONTINUAR EM FRENTE.”

Fonte: Francisca Denilça dos Santos Narciso Salvador