Senta que lá vem história 20 Joziene Batista Alves

Publicado em: 04/04/2023 10:04:48

Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza


Me chamo, Joziene, 35 anos, casada com Jhonatam, mãe de um casal, a princesa Ana Júlia e o príncipe João Gabriel, Adventista do Sétimo Dia, aguardando a volta do Senhor.

Venho de uma família a qual sou a primogênita, tendo dois irmãos, o do meio Valteir e caçula Vagner. Nasci em Ji-Paraná, sendo o meu pai Valtaide e minha mãe Valdeni naturais de Montanha/ ES, mas só se conheceram e se casaram (1985) aqui no estado de Rondônia no município de Ji-Paraná

No ano de 1975 a família da mãe, ela com 7 anos de idade, veio para Rondônia de pau de arara, tendo o sonho de conseguir um lote de terra. A família, minha avó e mais 5 filhos inicialmente ficaram morando na vila, hoje município de Ji-Paraná e meu avô ficava no lote de terra ganhada pelo INCRA para fazer as derrubadas e buscar ganhar recurso financeiro para volta para vila e compra alimento para a família. O lote de terra, localizado na Linha 207 ficava a 40 km do centro hoje de Ji-Paraná, não tinha estrada aberta, era só a picada inicialmente, para passar carro era muito difícil demorava muito para ir na cidade e ainda enfrentava doenças como a malária. Quando a minha mãe estava com 11 anos de idade em 1979, aconteceu uma tragédia, em uma derrubada um pau caiu na cabeça de meu avô e ele faleceu, minha avó teve missão de cuidar de cinco filho, assim não conheci meu avô materno Varniz, sei que foi um guerreiro junto com minha avó Helena Maria, ela faleceu dezembro do ano passado com 82 anos. 

No ano de 1980, a família do meu pai, ele com 18 anos, o caçula de sete irmão, meu avô Jonas (faleceu em 1990 de enfarto, tenho poucas lembradas) e minha avó Donaria (faleceu em 2015, com 81 anos) vieram para Rondônia adquiriram um lote de terra em Ji-Paraná na linha 207, distância de 1 km do lote de terra da minha avó Helena e de minha mãe e seus irmãos moravam.  

Assim meu pai e minha mãe se conheceram e em 1985 se casaram. Fruto de muitas lutas e através da venda da colheita de lavoura adquiriram um pequeno lote de terra de 24 há também na LH 207, Lote 36-A onde morei desde quando nasci em 1988 até 2006 quando fui para a cidade fazer a graduação. 

Estudei da 1ª a 4ª serie em escolinhas rurais no sistema de multisseriado a 3 km de casa. Da 5ª a 8ª serei estudei também em escolinha rural as aulas eram no sistema modular uma vez por semana. No ensino médio fui estudar na Escola Família Agrícola Itapirema em Ji-Paraná, nossa condição financeira não era boa, então para ir para EFA algumas vezes em cima de caminhão de leite para economizar. Já de pequena ajudando meu pai na e minha mãe na produção familiar, e quando fui para EFA, mais do que nunca precisava ajudar a custear as despesas familiar e do colégio, assim trabalhava na lavoura, na produção e vendas de produtos como farinha, polvilhos e doces caseiros de produção familiar.

No último ano do ensino médio para fazer o pagamento da inscrição do vestibular da UNIR peguei o dinheiro para pagar a mensalidade da EFA, depois repus com a venda de beiju de polvilho e doces. Não foi fácil desde o começo, mas passei no vestibular para fazer a graduação de licenciatura em Matemática no período vespertino... Assim, para ir estudar tive que sair do sítio dos meus pais para ir morar com minha tia, e a faculdade ficava mais de 2 km de sua casa, e nos primeiros dois anos ia e voltava a pé da faculdade, e por estudar a tarde, tive dificuldade de conseguir serviço, só após um ano de faculdade consegui um trabalho de babá no período da noite e fim de semana. Não tinha um cantinho em casa tranquilo para estudar, então ia para debaixo de uma árvore ou em um ponto de ônibus com pouco movimento de pessoas.. Ali estudava para concurso e fazia as atividades da faculdades, assim  as coisas começaram a mudar, passei no concurso da Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná/RO ao cargo de agente administrativo na SEMED em 2008, onde atuei no departamento Gerência e Estatística na SEMED (2008/2009), e ainda secretária escolar na Escola Municipal Professor Almir Zandonadi (2009/2011), e como professora, lecionei a disciplina de Matemática na modalidade de Educação de Jovens Adultos (EJA) na Escola Municipal Jandinei Cella (2010).

 Em 2011 fui admitida, após aprovação em concurso público da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON ao cargo de Assistente Estadual de Fiscalização Agropecuária - com exigência de ensino médio e Técnico em Agropecuária o qual trabalho até o presente momento, atuando no e atendimento ao público de produtor rural e fiscalização de Defesa e Educação Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia na Unidade de Ji-Paraná/RO.

Quanto a faculdade, o ano e mês de ingressei foi agosto de 2006 no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, em Ji-Paraná. Também cursei a Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, polo de Ji-Paraná com conclusão em 2017. Fiz duas especializações sendo em MBA em gestão de Projetos (2016) e Docência do Ensino Superior (2021). 

  Nessa minha trajetória se destaca a minha paixão pelos estudos, concluir duas graduações e duas especializações, entendo que é hora de dar um esse salto mais alto, onde o curso de Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza representa este anseio de prosseguir nos estudos para atuar na pesquisa e o desejo de retorno à docência.

Grata a Deus e a minha família por estar vivendo esse sonho cheia de desafios, mas sabendo que a vitória é certa ao lado do senhor. Encerro dizendo que, “até aqui me ajudou o Senhor”.

 

Joziene 1


 

Joziene 2

 

 

Joziene 3b

Joziene 4

Fonte: Joziene Batista Alves