Mestrando Gabriel Tenório dos Santos aprovado em Concurso Público Federal

Data da Publicação: 29/04/2019


O Mestrando GABRIEL TENÓRIO DOS SANTOS, foi aprovado no Concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, 
para o cargo de Professor do Ensino Básico, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva

 

Gabriel irá qualificar sua pesquisa de mestrado  no dia 30 de maio, às 09h, no auditório da Universidade Federal de Rondônia, intitulada:

TRAVESSIAS E TRAVESSURAS COM CIÊNCIA EM PRODUÇÕES INFANTIS IMAGÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


RESUMO:

Esta pesquisa pretende investigar o conceito de ciências por meio das virtualidades presentes na Educação Infantil. Objetiva-se investigar os agenciamentos entre crianças e ciências na Educação Infantil a partir de produções imagéticas e filmagens. E, consequentemente, identificar esses agenciamentos produzidos no espaço da Educação Infantil entre as crianças e a natureza, possibilitando então, discutir o conceito de virtualidade, resistência e potência para um ensino de ciências que priorize as experiências das crianças na escola e, sobretudo, na vida. Essa intenção de pesquisa é um desdobramento de outros projetos que foram realizados em diferentes momentos. Esses momentos possibilitaram que um rico material de imagens e vídeos fosse produzido. Sendo assim, as fontes documentais serão imagens e filmagens produzidas por crianças de 03 a 05 anos de duas instituições de educação infantil, em Rondônia, em 2012 no projeto “As crianças e suas experiências educativas matemáticas: em busca do que atravessa o espelho” que objetivou pensar, a partir de imagens produzidas por crianças na Educação Infantil, as experiências matemáticas vivenciadas por elas e suas travessias no universo infantil.. ; em 2016, no projeto ?Nossa senhora... é o céu!!!?: reflexões e olhares para a educação na infância a partir de produções imagéticas de crianças e professoras que também objetivou  refletir sobre as possibilidades que as imagens produzidas por crianças e professoras da educação infantil oferecem para construção de caminhos e práticas educativas na infância; e 2017 com o projeto “O que podem as narrativas e produções imagéticas das crianças dizer sobre a educação infantil? por uma fala menos surda e um gesto menos mudo”, que intencionou investigar as possibilidades que produções imagéticas e narrativas realizadas por crianças oferecem para construção de caminhos e reflexões a cerca de uma política da infância, no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Cientifica - PIBIC da Universidade Federal de Rondônia. Abordaremos esse material com o método da cartografia, inspirado no conceito de rizoma de Deleuze e Guattari. Muito embora esse método não tenha o mesmo rigor de tantos outros, entendemos que o trabalho de olhar as produções será direcionado por pistas que nos permitam traçar planos de experiência entre sujeito e objeto; teoria e prática, sem colocá-los em nichos ou categorias de análise, mas produzindo um mapa dessas exp


PALAVRAS-CHAVE:

Crianças. Infância. Educação Infantil. Ciências.

 

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