Auto Avaliação


 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS ROLIM DE MOURA

 AUTOAVALIAÇÃO  DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – PPGECN

 

 

1 Apresentação

A Auto avaliação no Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza proporciona a busca da qualidade da produção do conhecimento que se efetiva nos espaços dos projetos, grupos e   redes   de   pesquisas, bem   como, nas   atividades desenvolvidas no ensino e suas relações com a pesquisa e a extensão, e nos produtos pedagógicos desenvolvidos.

Avaliar é promover reflexões sobre “quem somos” e “quem queremos ser” frente aos desafios que a  sociedade  nos apresenta.  Nesse sentido, priorizamos consolidar uma gestão participativa sintonizada com as demandas da comunidade acadêmica.

A auto avaliação é um processo em constante construção, que evita comparações competitivas e não constitui ranking de professores, discentes e nem comparações com outros cursos.

Os resultados da avaliação permitem o conhecimento e discussão da realidade e a  implementação   de   ações   que   visam   melhorar   as   atividades   que   estão   sendo desenvolvidas.  O processo avaliativo é gestado e construído junto à comunidade acadêmica, garantindo co-participação e co-responsabilidade  de  todos  no  processo.

O Progrma de Pos Graduação em Ensino de Ciência da Natureza optou por realizar sua autoavaliaçao a cada dois anos, permitindo assim acompanhar o desenvlvimento do plano estratégico e proporcionar a participação efetiva de cada turma discente em um ciclo completo: identificação de necessidades, proposição de alternativas e acompanhamento dos resultados.

Os resultados do processo avaliativo realizado em 2022 pode ser consultado abaixo.

 

Nossos processos de  avaliação subsidiam o planejamento estratégico do Curso e a constante busca pela qualidade, são fundamentados nos pilares apresentados abaixo:

 

2 Objetivos da Auto Avaliação

Produzir autoconhecimento sobre o desempenho do Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza, compreendendo e analisando suas dimensões regionais, históricas, culturais e sociais, buscando ampliar as relações com a comunidade, a partir de um diagnóstico do Curso na percepção da comunidade interna e externa.

Para alcançar com êxito o que se propõe traçamos os objetivos específicos que nortearão a operacionalização do processo:

 

2.1 Instituir    uma    comissão    de    auto avaliação    para    coordenar o    processo    com representações dos segmentos (docente, discente, gestor e funcionário);

2.2 Elabora a proposta e os instrumentos de auto avaliação;

2.3 Sensibiliza a comunidade acadêmica sobre a importância do envolvimento de todos no processo;

2.4 Implanta um banco de dados contendo o registro das informações coletadas;

2.5 Coleta as opiniões dos professores, alunos, gestor e funcionário sobre as ações desenvolvidas no Curso;

2.6 Analisa e discutir as opiniões e informações coletadas;

2.7 Elabora relatórios que contemplem os pontos fortes e fracos e as sugestões para melhorias do Curso;

2.8 Promove espaços de discussões com a comunidade acadêmica;

2.9 Realiza o planejamento para as melhorias do Mestrado;

  

A seguir apresentamos o quadro síntese que apresenta algumas variáveis, que também poderão ser chamadas de dimensões, a serem avaliadas e os indicadores que compõem as categorias de análises para essas variáveis.

 

DIMENSÕES E/OU VARIÁVEIS

 

INDICADORES

01

Proposta do Programa

- Objetivo do Programa;

- Contextualização histórica do Curso;

- Linhas de pesquisa ofertadas e articulação existente entre elas;

-   Política   de   credenciamento, recredenciamento   e   descredenciamento   de docentes;

- Demandas regionais e contexto histórico, social e econômico predominante na região em que o curso está inserido;

- Organização Curricular;

- Atuação do Colegiado de Curso;

- Índice de reflexão e trabalho coletivo dentro do Curso;

-  Projetos (pesquisa em andamento, participação e coordenação dos professores nos mesmos);

-   intercâmbios   e   cooperações existentes   entre   o   Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e outras instituições;

- Proposta de avaliação dos alunos;

- Proposta de avaliação do Programa.

 

02

Estrutura administrativa, organizacional e Infra-estrutura existente.

 

 -Estrutura Física (estado de conservação do prédio, iluminação, acústica, etc;);

- Recursos financeiros recebidos pelo Mestrado;

- Número de alunos;

- Número  de funcionários técnico-administrativos.

-Laboratório de pesquisa com estrutura adequada para a demanda;

-  Página web atualizada, com todos os dados do programa:  do processo de seleção à dissertações concluídas;

Número de salas:  coordenação, secretaria, salas de aula, sala de pesquisas para docentes e alunos, salas para atendimento e orientação;

- Condições de funcionamento das salas de aula;

- Limpeza dos espaços;

- Estado e conservação dos equipamentos do Programa;

-  Biblioteca:  com amplo e pertinente acervo bibliográfico;co incluindo textos clássicos da área e bibliografia atualizada que atenda as linhas de pesquisas;

  

03

Docentes

 - Quantidade de professores credenciados;

- Quantidade de professores permanentes no Programa;

- Perfil do docente (idade, gênero, renda familiar, etc)

- Nível, área e tempo de Formação;

- Tempo de serviço na UniSL e no Programa;

- Grau de participação nas decisões do Curso;

-  Relação entre os profissionais do Curso e os alunos (grupos, redes e projetos de pesquisa);

-   Trabalho   conjunto   entre   comunidade-curso-mestrado (atividades   com   a graduação, escolas públicas e sociedade em geral);

- Rendimento do professor em sala de aula na ótica do aluno;

- Freqüência do professor;

- Trabalho complementar em outras atividades nacionais e internacionais;

- Instrumentos e Critérios utilizados para avaliar o desempenho dos alunos

-Nível de comprometimento com o Programa;

- Disciplinas ministradas;

-Nº de orientandos (mestrado, IC e TCC);

 

 

04

Discentes

 -Critérios de seleção para o curso;

- Perfil do discente (idade, gênero, renda familiar, etc);

-Rendimento discente (realizado semestralmente);

-Fluxo acadêmico (evasão, qualificação, defesa, etc);

- Cumprimento do tempo estipulado para conclusão do Curso;

- Participação de membros doutores internos e externos nas bancas de defesa;

- Uso da biblioteca pelo aluno;

- Frequência de leitura dos alunos;

- Tipo de acompanhamento que o aluno já dispõe no Programa.

- Participação em projetos, grupos e redes de pesquisa;

- Número de bolsas concedidas;

-Participação em Conselhos, Colegiados, comissões;

-Produção acadêmica (analisar a partir dos critérios da CAPES).

 

05

Técnicos

 - Perfil dos técnicos (idade, gênero, renda familiar, etc)

- Titulação

-Qualificação

-Desempenho

-Relação com professores, discentes e Coordenação

 

06

Gestão

- Perfil da gestão (idade, gênero, renda familiar, etc)

- Procedimentos e formas de distribuição das disciplinas do Curso

- Acompanhamento das atividades do Programa;

- Orientação acadêmica para os ingressantes;

- Incentivo à qualificação e à produção acadêmica;

- Cumprimento dos critérios CAPES;

- Encaminhamento dos processos e documentos do Programa;

- Atendimento à comunidade acadêmica;

-Ação para solução dos problemas do Programa;

-Promover ações que possibilitem a participação da comunidade nas  tomadas  de decisão do Curso;

- Avaliação da Gestão na ótica do aluno, do professor e do funcionário;

-Tempo dedicado ao Curso. 

07

Produção Bibliográfica

-Publicações qualificadas do Programa por docente permanente. 

08

Impacto

- Impacto da Pesquisa na Sociedade;

- Qualidade das Dissertações.

 

 

 

3 Metodologia

 

3.1 A auto avaliação inicia-se com o estudo da Proposta do Programa que é o parâmetro para as análises.  É necessário conhecer previamente os objetivos do Programa, os fundamentos conceituais, a matriz curricular, dentre outros, questões que já estão definidas no APCN – Proposta do Programa, e ainda considerar o último Relatório de Avaliação Quadrienal.

3.2 O levantamento e coleta de dados se dão em forma de pesquisa, procedendo-se a uma avaliação baseada nos aspectos quanti/qualitativos, com ênfase no qualitativo. São adotadas como técnicas de pesquisa: análise documental e aplicação de questionários.

 

4 Análise documental

 

4.1  São analisados os seguintes documentos: APCN- Proposta do Programa, Regimento do Programa, Leis, Pareceres e Instruções Normativas, Relatório de Avaliação Quadrienal.

4.2 Construção de um banco de dados contendo o cadastro geral do Programa conforme os indicadores descritos no quadro acima.

4.3 As informações para compor o banco de dados são coletadas nas Plataformas e na Secretaria do Curso.

 

5. Aplicação dos Questionários

 

5.1 A coleta de opiniões é realizada a partir da aplicação de questionário aos alunos, professores, gestores e funcionários.

5.2 Os questionários são elaborados para cada segmento com a participação dos mesmos e é aplicado para o universo da população, uma vez que não se trata de uma população grande.

5.3 As questões do questionário contemplam as dimensões e os indicadores previstos nesta Proposta de Auto avaliação. 

 

6.Tabulação e Sistematização das informações

 

6.1 É construído um banco de dados no Programa Microsoft Office Excel, no qual são transcritas todas as informações dos questionários de forma bruta. 

6.2 As questões fechadas são tabuladas a partir da frequência das respostas e as questões abertas, são transcritas para posterior categorização. 

6.3 A Comissão analisa todos os dados e constrói um relatório preliminar. 

 

7. Apresentação dos Resultados à Comunidade Acadêmica

7.1 De posse do relatório preliminar de avaliação, a comissão apresenta os resultados que são disponibilizados para discussões durante o APE - Fórum de Autoavaliação e Planejamento Estrategico do PGECN que conta com a participação de todos os segmentos envolvidos.

 

8. Elaboração do Relatório Conclusivo

8.1 A partir das discussões do APE/PGECN é elaborado um documento analítico que contempla os pontos fortes e as oportunidades de desenvolvimento para o curso precedido de sugestões   que   visam   melhorias   qualitativas   em   cada   dimensão. 

8.2 A partir desse documento constróise o planejamento para as mudanças que são implementadas nos próximos dois anos, traduzidas em metas e ações que são integradas ao planejamento do Programa.