em construção
ANTONIA ELIANE ALMEIDA DE AZEVEDO
Orientador: Dr. Roberto Marchiori
Título: CRIAÇÃO DE FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM VISÃO HOLÍSTICA
Resumo: Essa proposta de usar terrários como alternativa pedagógica, destina-se aos alunos do terceiro ano do ensino médio no município de ALTA FLORESTA D’OESTE – RO, na disciplina de Biologia. Trata-se de uma pesquisa quali - quantitativa, de cunho experimental. Em contraste com os tipos de atividades tradicionalmente utilizadas pelos professores, na maioria das vezes, sem o uso de práticas, ou quando feitas, se concentram à exclusiva manipulação de equipamentos, preparação de montagens e realização de medidas, para outras atividades que se aproximam mais do fazer ciência. A finalidade do projeto é analisar como o uso de um terrário como modelo didático-científico, atrelado ao ensino investigativo, pode contribuir para o entendimento de fenômenos ecológicos a partir da epistemologia da ciência com abordagem holística. Identificar se há diferenças significativas na aprendizagem dos alunos que participaram da atividade com terrário em relação aos que não participaram; verificar a percepção dos alunos sobre o uso de terrário como ferramenta didática no ensino de Ciências da Natureza com visão holística; facilitar o acesso às aulas práticas e experimentais de Ciências Naturais; utilizar outro meio de prática além do laboratório; relacionar os principais conceitos de ecologia com a dinâmica do terrário; desenvolver a criticidade dos alunos e o seu poder argumentativo acerca das hipóteses criadas e os seus possíveis resultados. O projeto de pesquisa busca investigar os benefícios do uso de terrários como ferramenta didática no ensino de Ciências da Natureza, com uma visão holística, visando contribuir para a melhoria da qualidade da educação e formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. Esta metodologia visa despertar a consciência de que é fundamental o envolvimento pessoal do aluno no processo de reconstrução do conhecimento. Nessa abordagem holística, espera-se que os alunos que usarão os terrários como instrumento pedagógico de observação e experimentação nas aulas práticas de Ciências Naturais, obterão uma aprendizagem mais efetiva, do que os que permanecerão somente com aulas expositivas.
Palavrsa Chave: Instrumento pedagógico, terrário, aulas práticas, método científico, visão holística, consciência.
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº 69605923.8.0000.5300
Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
BRUNO ARAÚJO DE PINHO
Orientadora: Dra. Kachia Hedeny Téchio
Título: EDUCAÇÃO SANITÁRIA EM UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: DA FORMAÇÃO DOCENTE À APLICAÇÃO EM CAMPO
Resumo:
A educação sanitária teve inicio no Brasil nos primórdios do século XX, exercida essencialmente por profissionais da área biomédica, e relacionada diretamente com o ensino de Ciências, é um ramo essencial da saúde pública que se concentra em informar e orientar a população sobre a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças. No contexto do presente estudo, os atores que desenvolvem esse papel são basicamente técnicos, médicos veterinários e agrônomos, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON. Esses técnicos apresentam várias dificuldades didáticas e pedagógicas, visto não terem formação em ensino. A presente pesquisa tem o objetivo de desenvolver uma sequencia didática para analisar as potencialidades deste recurso na formação dos educadores sanitários e sua aplicação em campo. Um dos resultados esperados é melhorar a atuação profissional dos técnicos que atuam na educação sanitária. A metodologia inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre o tema, na segunda etapa será realizado um levantamento de dados junto aos servidores da IDARON no estado de Rondônia, para verificar as dificuldades e potencialidades desses educadores. Na terceira etapa será proposto o desenvolvimento e aplicação de uma sequencia didática junto aos técnicos e em seguida o acompanhamento da aplicação da sequencia didática junto ao público alvo que é formado por produtores rurais e profissionais do setor. Espera-se que a partir dessa pesquisa e produção da sequencia didática, não só a IDARON, mas todas as agências que executam o mesmo trabalho de orientação, possam ser impactadas promovendo a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na educação sanitária.
Palavras chave: Defesa Sanitária, Ensino, Metodologia.
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob nr CAEE Nº 74392323.3.0000.5300
Linha de pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.
Cv Lattes
Orcid
CLEITON WILLIAM SANTANA
Orientadora: Dra. Cristiane Talita Gromann Gouveia
Co-Orientador: Dr. Sérgio Candido de Gouveia Neto
Título: NARRATIVAS DO TRABALHO DOCENTE DE PEDAGOGO/AS QUE MINISTRAM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ-RO
Resumo: Conjecturamos que por meio das narrativas dos/das professores/as é possível compreender os fatores que influenciam negativamente no processo de ensino e aprendizagem. O presente projeto tem por objetivo geral analisar por meio das histórias de vida de professores/as pedagogos/as, os desafios da atuação docente relativo à área de Ciências da Natureza em escolas rurais do município de Ji-Paraná-RO. A pesquisa busca aporte principal nos teóricos: (Saviani; Duarte, 2012); (Barros; Matias; Nunes, 2021); (Saviani; Duarte, 2012); Santos; Gouveia e Gorman de Gouveia (2022). Este trabalho servirá para compreender mediante as narrativas vividas pelos/pelas professores/as os desafios que esses profissionais enfrentam para desempenhar suas funções nas escolas rurais do município de Ji-Paraná-RO. Pressupomos que esse estudo possa contribuir, a partir dos relatos dos/das professores/as, para o pensar em melhorias nas estruturas físicas das escolas, deslocamento até o local de trabalho, valorização profissional e formação continuada para o aperfeiçoamento no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa é de caráter qualitativo, tendo como base o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989), compreendendo a microanálise como parte de uma trilha metodológica que nos possibilita conhecer os elementos individuais a partir dos detalhes que compõem a prática de cada sujeito. Durante o processo metodológico serão realizados levantamentos de dados em campo por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas,além de observações feitas no espaço escolar para compreender o local de trabalho dos entrevistados. Vale destacar que a pesquisa pretende contribuir de forma significativa para os/as professores/as tanto do município de Ji-Paraná, como de outras localidades e , uma vez que tem o intento de, desenvolver ideias que possam transformar em políticas públicas para a valorização, reconhecimento e melhorias no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Narrativas de professores. Pedagogos. Ensino de Ciências. Ji-Paraná (RO).
Linha de pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob nr CAEE Nº 70215823.7.0000.5300
Cv Lattes
Orcid
CRISTIANE VANIN
Orientadora: Dra. Ludimilla Ronqui
Co-Orientadora: Dra. Luzia da Silva Lourenço
Título: GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumo: Na concepção de estruturar uma forma de ensino na área de conhecimento de ciências da natureza partindo de algo que os educandos já tenham familiaridade e simpatia, a gamificaçãoe a utilização de jogos de hipermídias tem se mostrado muito promissora. O objetivo do presente projeto é propor a utilização da metodologia ativa de aprendizagem da gamificação de hipermídias para alunos do 5º ano do ensino regular de uma escola da rede municipal de Rolim de Moura/RO. Os alunos serão instigados através de games educativos a desenvolver as habilidades e competências exigidas no currículo de ciências da natureza referente ao funcionamento do corpo humano. O projeto prevê a participação de duas turmas contendo aproximadamente 23 alunos em cada uma, sendo que uma será controle e outra experimental. O perfil socioeconômico dos alunos será analisado por meio do teste de Qui-quadrado, sendo possível avaliar se atributos como acesso a internet e escolaridade da mãe influenciam nos resultados obtidos e se os mesmos têm relação com o desempenho escolar do alunos. Ao final da realização de todas as etapas do projeto, será analisado e avaliado a viabilidade da referida metodologia ativa por meio de estatísticas dos resultados obtidos entre as sondagens diagnósticas 1 e 2, sendo usado Teste t pareado, para comparação da evolução do aprendizado adquirido nesse período pela mesma unidade amostral e Teste t independente para comparação da evolução do conhecimento sobre o tema entre as turmas, além da observação informal das ações participativas e comportamentos proativos demonstrados durante a execução das atividades, bem como os possíveis benefícios que a mesma tem a oferecer ao processo de ensino em questão.
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nr: 70924023.9.0000.5300
CV lattes: http://lattes.cnpq.br/4169507073345118
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1816-3524
DANIELI FREITAS DA SILVA
Orientador: Dr. Humberto Hissachi Takeda
Co-Orientadora: Dra. Luzia da Silva Lourenço
Título: TÍTULO: O USO DE EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM ENFASE EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS ABORDAGEM EM ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA
Resumo: A aula experimental apresenta destaque quando aplicada corretamente, torna o aluno centro do processo de aprendizagem. Logo, é preciso deixar os alunos experimentarem e praticarem, pois, quando o aluno pratica aprende mais significativamente. As aulas práticas tornam ainda o ensino mais prazeroso, sendo um método diferenciado e inovador. As metodologias ativas são compreendidas como práticas pedagógicas alternativas em relação ao ensino tradicional. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo avaliar uma metodologia ativa que tem tendência de desenvolver estudantes autônomos, identificada como “sala de aula invertida” interligada juntamente com a metodologia ativa “instrução pelos pares ou colegas” bem como investigar a eficácia desse modelo de ensino na aprendizagem dos estudantes por meio de aula experimental, como estratégia para aprendizagem e assimilação de conteúdo em química orgânica e ciências ambientais para os alunos do 3ºano do ensino médio. A pesquisa será desenvolvida no Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV (CTPM IV) localizada no município de Ji-Paraná/RO. A abordagem será no uso de experimentação no ensino de química enfatizando a produção de sabão juntamente com o uso de metodologias ativas, mesclando a sala de aula invertida e instrução pelos pares. Ocorrerá a socialização dentro da escola sobre ciência e sua função no meio social por meio de divulgações entre os próprios alunos. Serão aplicados questionários para análise de dados e tabulações estatísticas. Espera-se que a pesquisa traga resultados satisfatórios conciliando com os objetivos, que seja possível considerar que a experimentação com o uso de metodologias ativas possa ser utilizada como alternativa nos processos de ensino e aprendizagem de Química e assim possibilite provocações e concepções nos alunos no decorrer da atividade, sobretudo, tornar a aula mais dinâmica e produtiva.
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº 68770023.0.0000.5300
Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
EDILAINE ALVES DA SILVA NOGUEIRA
Orientadora: Dra. Josiane Brolo Rohden
Título: AS INTERAÇÕES COM A NATUREZA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS DE JI-PARANÁ/RO
Resumo:
Uma pesquisa com crianças. Um movimento dinâmico de escuta e de compreensão das percepções das crianças e das infâncias diante do processo de transição para o Ensino Fundamental. Inquietações: nas relações com a natureza, que experiências as crianças vivenciam na transição da Educação Infantil para o 1º Ano do Ensino Fundamental frente ao emparedamento da Infância? Como a escola se organiza para acolher as crianças no 1º Ano do Ensino Fundamental no contexto das concepções de infância e das relações com os elementos da natureza? A pesquisa envolverá uma escola de Educação Infantil e uma do Ensino Fundamental do município de Ji-Paraná/RO. A metodologia será de natureza qualitativa sob a perspectiva da pesquisa participativa com crianças e terá como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e a observação. Do ponto de vista teórico, a pesquisa fundamenta-se nos autores (CAMARGO, 2022); (CARBONIERI; EIDT; MAGALHÃES, 2020); (CORSARO, 2018); (TIRIBA; 2010); (FERNANDES; SARMENTO; TOMÁS, 2005); (FERNADES; MARCHI, 2020); (HORN; BARBOSA; 2022); KISHIMOTO, 2017); (SARMENTO, 2003), (ABRAMOWICZ; TEBET; 2019); (EDWARDS; GANDINI; FORMAN; 2016), entre outros. Por meio da escuta e percepção das crianças, é expectativa deste projeto de pesquisa contribuir para um olhar sensível às experiências que o processo de transição da Educação Infantil para o 1º Ano do Ensino Fundamental produz nas relações com a natureza e que as perspectivas das crianças sobre este processo possam afetar a organização das ações pedagógicas e corroborar para pensar maneiras outras de acolhimento e de olhar as coisas sob a ótica das infâncias.
Palavras-chave: Transição. Elementos da Natureza. Infâncias.
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº
Linha de pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.
Cv Lattes
Orcid
EDUARDO LUCAS JORGE SERAPIÃO
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luzia da Silva Lourenço
Coorientadores: Prof.ª Dr.ª Nirvani Schroeder Henrique e Prof. Dr. Rodolfo Gustavo Teixeira Ribas
Título: CRIAÇÃO DE APLICATIVO MOBILE DE CÁLCULO DOS PARÂMETROS DE ADUBAÇÃO E CALAGEM PARA OS CAFÉS ROBUSTAS AMAZÔNICOS
Resumo: O estado de Rondônia é o maior produtor de café na região norte e passa por um processo de modernização na cultura. As contribuições das pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), no aprimoramento dos Cafés Robustas Amazônicos, refletem a evolução na qualidade sensorial dos cafés canéforas finos. E essa de evolução está relacionado com a de tecnificação do manejo da cultura. Diante do exposto este projeto de pesquisa tem o objetivo de desenvolver um aplicativo, para dispositivos móveis, que auxilie os profissionais das áreas agrárias, discentes do IFRO - campus Cacoal e produtores rurais na interpretação das análises de solo e no entendimento das recomendações de adubação e calagem para as plantações dos cafés robustas amazônicos. Para insto será investigado, no campus Cacoal do IFRO, como são realizados os processos de ensino de adubação e calagem para a cultura do café, e por meio de aplicação de questionários, aos profissionais das áreas agrárias, discentes do IFRO - campus Cacoal e produtores rurais indicação geográfica Matas de Rondônia, serão levantados os requisitos para o desenvolvimento de um aplicativo, para dispositivos móveis, que permita a interpretação de análise de solo, de acordo com as recomendações de adubação e calagem segundo os parâmetros que EMBRAPA definiu para o manejo dos cafés robustas amazônicos. Uma vez desenvolvido o aplicativo possibilitará aos discentes, por meio da extensão rural, aproximarem-se dos produtores da região, levando o conhecimento teorizado no ensino à prática na lavoura cafeeira, por meio da instrumentalização do ensino, permitindo aos produtores e discentes terem compreensão dos processos da produção, de uso e da ocupação dos solos.
Palavras-chave: Cafés Robustas Amazônicos; Adubação e Calagem; Aplicativo; Instrumentalização do ensino; Extensão Rural.
Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nrº 74520323.3.0000.5300
FLAVIO RAFAEL SCHMIDT
Orientadora: Dra. Karen Janones da Rocha
Título: A interdisA interdisciplinaridade na educação ambiental com foco em enchentes em uma escola estadual do município de Cacoal/ROciplinaridade na educação ambiental com foco em enchentes em uma escola estadual do município de Cacoal/RO
Resumo: A Educação Ambiental é uma aliada, pois é de suma importância na vida do homem para lembra-lo que ele não é um ser exógeno ou superior às demais formas de vida. É necessário que o Brasil acorde para estas questões ambientais, pois todos os seres humanos encontram-se fazendo parte deste mundo conectado. É visto que os problemas ambientais são realidade no mundo todo, as enchentes são um destes problemas, sendo assim, o projeto tem como objetivo avaliar como a temática ambiental com foco em enchentes está inserida no contexto escolar de uma escola no município de Cacoal. Para isso, será realizado um levantamento histórico da ocupação e formação do bairro na qual a escola está inserida e ainda serão realizadas entrevistas com os professores de 6º a 9º ano das diversas áreas do conhecimento nesta modalidade, em seguida será elaborada e validada uma proposta metodológica envolvendo gamificação com foco em enchentes.
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº 68643123.8.0000.5300
Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
Cv Lattes
Orcid
FRANCIELE SABRINA TIECER
Orientadora: Dra. Kachia Hedeny Téchio
Título: HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NA COMUNIDADE DE ROLIM DE MOURA DO GUAPORÉ
Resumo: A proposta dessa pesquisa tem como objetivo abordar as etnociências através de projeto que envolva a História das Ciências na Comunidade de Rolim de Moura do Guaporé, um distrito pertencente ao município de Alta Floresta d’oeste no interior do Estado de Rondônia. A problematização inicial trata de analisar quais as potencialidades de ensino das Etnociências das comunidades tradicionais de Rolim de Moura do Guaporé para o ensino de ciências da natureza da Escola Ana Nery. Para isso a metodologia utilizada será através da coleta de dados, por meio de entrevistas, questionários, observações, entre outros, que serão organizados de forma sistemática para facilitar a análise. Espera-se que essa pesquisa contribua para a valorização dos saberes e práticas locais, promovendo a troca de conhecimentos entre diferentes grupos étnicos e culturais além da possibilidade de construção de um ensino mais contextualizado e inclusivo, que insira a diversidade cultural e étnica promovendo a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Etnociências, Educação Básica, Comunidade.
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº 69505423.0.0000.5300
Linha de pesquisa:Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.
Cv Lattes
Orcid
FRANCISCA DENILÇA DOS SANTOS NARCISO SALVADOR
Orientador: Dr. Humberto Hissachi Takeda
Co-Orientadora: Dra. Luzia da Silva Lourenço
Título:
Resumo:
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº
Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
Cv Lattes
Orcid
GILMAR DA ROCHA PEREIRA
Orientadora: Dra. Kachia Hedeny Téchio
Co-Orientadora: Dra. Ludimila Ronqui
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIASCIENCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE CHOCOLATE EM TEIXEIRÓPOLIS, RO
Resumo: Este projeto trata do desenvolvimento de uma pesquisa sobre a utilização da Etnobiologia no contexto metodológico do ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza. O objetivo da pesquisa é analisar a utilização dos conceitos de Etnobiologia como estratégia de ensino dos componentes curriculares de biologia. Consiste em analisar a aplicação dos conhecimentos tradicionais observados na produção de chocolate artesanal das chocolateiras de Teixeirópolis-RO, e mostrar as potencialidades de ensino sobre a fermentação do cacau em uma sequência didática. Acredita-se, que a fermentação que ocorre nas amêndoas do cacau, pode contribuir para potencializar a aprendizagem dos conteúdos de biologia (Metabolismo Energético - Processos Anaeróbios de obtenção de energia) para o 1º ano do ensino médio. Para aprofundamento do tema será realizado um estudo bibliográfico a nível de Brasil e Rondônia, nas bases de dados digitais. Através de entrevistas com perguntas semi estruturadas, será descrito o contexto de surgimento histórico das chocolateiras de Teixeirópolis e serão analisados os conhecimentos tradicionais na produção de chocolate. Uma sequência didática será elaborada considerando o processo de fermentação das amêndoas de cacau e os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular, para aplicação em uma turma do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Ji-Paraná. Os resultados da aplicação da sequência didática serão avaliados quanto à viabilidade do uso da produção do chocolate artesanal como ferramenta de aprendizagem dos conteúdos científicos de biologia.
Palavras chave: Etnociências. Ensino de Biologia. Sequência Didática
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº 690 1323.7.0000 5300
Linha de pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.
Cv Lattes:
Orcid
JÉSSICA BITTENCOURT FRANÇA
Orientador: Dr. Sérgio Candido de Gouveia Neto
Co-Orientadora: Dra. Cristiane Talita Gromann Gouveia
Título: AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Resumo: Os estudos direcionados para a educação dos alunos surdos, voltados para a prática de professores ouvintes, professor surdo e Tradutores Intérpretes de Libras (TILS) são significativos para o município de Vilhena, Rondônia, uma vez que, atualmente, existe um crescente número de alunos surdos matriculados na rede pública de ensino, tornando a pesquisa de grande relevância aos estudos surdos[1], com isso temos como problemática central de investigação: como se dá o processo de ensino de Ciências da Natureza para alunos surdos em uma escola estadual de Vilhena? Para responder essa e outras questões, o projeto em tela tem como objetivo geral: analisar as práticas de professores ouvintes, professor Surdo e TILS da Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Genival Nunes da Costa do município de Vilhena, Rondônia (RO), no ensino de Ciências na educação de surdos. Para contemplar o objetivo, a pesquisa tem como objetivos específicos: Pesquisar a formação inicial e continuada dos professores (Ouvintes e surdos) e TILS que atuam com a disciplina de Ciências na educação de surdos; Investigar a metodologia e as estratégias utilizadas por professores (Ouvintes e surdo) e TILS nas aulas de Ciências; Analisar a relação entre as legislações vigentes, referenciais teóricos, plano de aula anual e os critérios de ensino adotados pelos professores (Ouvintes e surdo) e TILS; e por fim, cotejar as narrativas dos professores de ciências (Ouvinte e surdo), TILS e alunos (as) surdos (as) na percepção sobre as práticas do ensino de Ciências. A pesquisa pretende ser desenvolvida em uma abordagem metodológica de cunho qualitativo com base em análise de narrativas, pautadas em autores como: Batista; Gomes (2021), Paiva (2008) e Bloch (1997). Como resultado, espera-se que este estudo possa contribuir para uma maior inclusão de alunos surdos no município e regiões, bem como, tencionar as políticas públicas educacionais sobre formação continuada dos professores de Ciências da Natureza, impactando diretamente nas práticas educativas, de modo a favorecer a evolução da didática inclusiva nos ambientes escolares.
Palavras-chave: Ciências da Natureza. Surdos. Professores. Ensino Fundamental
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº 69577023.0.0000.5300
Linha de pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.
Cv Lattes
Orcid
JOZIENE BATISTA ALVES
Orientador: Dr. Sérgio Candido de Gouveia Neto
Co-orientadora: Dra. Cristiane Talita Gromann Gouveia
Título: PROCESSO HISTÓRICO ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS MULTISSERIADAS RURAIS DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA (1977- 2006)
Resumo: Este projeto de pesquisa está situado no campo da História da Educação e em particular na História da Educação Matemática. Tem como objetivo analisar como se dava o ensino de matemática nas escolas multisseriadas do município de Ji-Paraná entre 1977 e 2006. Tendo como investigação as seguintes problemáticas: como se deu o ensino de Matemática nas escolas multisseriadas de Ji-Paraná entre 1977 e 2006? Como a docência se configurou nesse espaço e quais práticas foram desenvolvidas neste contexto? A pesquisa busca aporte teórico-metodológico principal nos teóricos: Bloch (2001), Le Goff (1992) e Ginzburg (1989). Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza exploratória e se desdobrará em: pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com professores, professoras, ex-alunos e ex-alunas rurais que trabalharam ou estudaram em escolas multisseriadas rurais na ocasião. Contribuindo assim, para o enriquecimento e compreensão da História da Educação Matemática, da formação, dos saberes e práticas docentes no meio rural rondoniense que ensinaram matemática nas escolas multisseriadas, contribuindo com as memórias e patrimônio da Educação Matemática brasileira.
Palavras-Chave: Escolas Multisseriadas. Ensino de Matemática. Ji-Paraná/RO
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº 69522023.1.0000.5300
Linha de pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.
Cv Lattes
Orcid
LUIZ HENRIQUE FAQUINETI VENTUROSO
Orientadora: Dra. Kachia Hedeny Téchio
Co-Orientadora: Dra. Ludimila Ronqui
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E ARDUINO: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO.
Resumo: A proposta dessa pesquisa tem como objetivo de identificar os conteúdos da BNCC que possam ser ministradas com aulas práticas e incluindo o Arduíno como meio de aprendizagem. Foi escolhido a cidade de Rolim de Moura – RO pois é considerada a capital da zona da mata, sendo assim, várias cidades da região se inspiram nas metodologias aplicadas nesta cidade. A problematização inicial trata de verificar as possibilidades e práticas experimentais no ensino médio utilizando o Arduíno. Para isso a metodologia utilizada será através da coleta de dados, por meio de entrevistas, questionários, observações, entre outros, que serão organizados de forma sistemática para facilitar a análise. Espera-se que com o presente trabalho se torne uma ferramenta para auxiliar os professores no ensino de ciências da natureza nas aulas práticas, tornando as aulas mais a dinâmicas para os alunos.
Palavra-chave: Ensino de Ciências. Arduíno. Ensino de Biologia
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº 69668723.2.0000.5300
Linha de pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.
Cv lattes
Orcid
MARCIA IRIS BARBOSA
Orientadora: Dra. Ludimila Ronqui
Co-Orientador: Dr. Fábio Santos de Andrade
Títitulo: A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS: ESTUDO COM PAIS E PROFESSORES EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MONTE NEGRO, RONDÔNIA
Resumo: A educação é um processo contínuo em que o ensino e a aprendizagem ocorrem simultaneamente em diferentes escalas. É um direito reconhecido e inerente a todos os seres humanos na maioria dos países. No contexto da Educação Escolar, especialmente na Educação Básica, na modalidade de Educação Especial, é necessário considerar metodologias que promovam a inclusão e o conhecimento do aluno autista. Nesse sentido, existem ferramentas que possibilitam uma conexão mais profunda do aluno com o assunto abordado, especialmente no Ensino de Ciências, em que qualquer elemento do ambiente em que o aluno está inserido pode ser utilizado. O objetivo desta pesquisa é identificar e descrever as dificuldades enfrentadas pelos professores de Ciências que trabalham com alunos autistas em escolas do município de Monte Negro (RO), verificando a percepção dos pais desses alunos em relação à inclusão de seus filhos no contexto escolar. Além disso, buscar-se-á apresentar as estratégias de inclusão e as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em sala de ula, bem como verificar como se dá a interação dos pais de alunos autistas com a comunidade escolar. A pesquisa baseia-se em uma revisão da literatura sobre Educação Especial, Ensino de Ciências e a atuação docente em relação aos alunos autistas, além de explorar o papel da família na relação com a escola. A metodologia empregada é qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, identificação do local da pesquisa, participantes da pesquisa, organização e aplicação de entrevistas, análise dos dados e critérios éticos. Espera-se que esta pesquisa
contribua para uma melhor compreensão das dificuldades enfrentadas pelos professores e pais de alunos autistas, bem como para a promoção de práticas inclusivas no Ensino de Ciências.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Práticas pedagógicas; TEA.
Aprovado no Comite de Ética em pesquisas da Universidade Federal de rondônia sob CAAE Nr 70963123.4.0000.5300
Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
REGIANE LUZIA DE SOUZA
Orientador: Dr. Odirlei Arcângelo Lovo
Título: VULNERABILIDADE DOCENTES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Resumo: Refletir sobre a inclusão escolar não se resume na garantia a matrícula do estudante com deficiência e/ou limitações no seu desenvolvimento cognitivo e social, apoia-se além dessa perspectiva, é necessário perceber cada criança como um ser único e com necessidades diversas. O projeto objetiva compreender as práticas docentes, os principais desafios enfrentados no processo educacional, e o quanto as políticas públicas da educação inclusiva estão ou não viabilizando a garantia dos direitos assistidos aos estudantes com deficiência intelectual matriculado no ensino fundamental I da rede municipal de ensino de Cacoal e atendido no AEE do Centro de Reabilitação Neurológica e Infantil de Cacoal-CERNIC. Parte-se da hipótese de que falta coerência entre as políticas públicas dos atendimentos educacionais e as práticas vivenciadas nos espaços escolares de atendimento aos estudantes com deficiência. Os referenciais serão embasados em autores que alicerçam a educação inclusiva para além dos espaços escolares, como também no âmbito social e familiar. Para a pesquisa será utilizado metodologias que envolvem a pesquisa de campo, haverá análise documental, e coleta de dados com base em entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas e fechadas. A análise será feita de forma qualitativa, e descreverá vulnerabilidades do processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva, de modo a diagnosticar as dicotomias entre os direitos e as realidades escolares. Assim, espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a reflexão dos paradigmas e desafios enfrentados pelos educadores e familiares dos estudantes com deficiênciaintelectual no processo de inclusão escolar. Em suma, quiçá as discrepâncias entre as políticas públicas de atendimento assistido, as práticas pedagógicas docentes e as relações parentais e sociais possam ser mitigadas ou superadas, para que as crianças com deficiência tenham de fato e direito o acesso à educação inclusiva capaz de pensá-las como seres humanos.
SHIRLY INGLECIA SILVA PRATES
Orientadora: Dra. Maria Rosangela Soares
Título: UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA FÍSICA DOS FLUIDOS: uma exposição científica no ensino fundamental II
Resumo:Os fluidos estão presentes no cotidiano das pessoas, assim é importante o seu estudo, pois é necessário compreender seus conceitos e suas definições. Deste modo o objetivo deste trabalho é propor e aplicar um projeto de exposição científica para aprendizagem da física dos fluidos, utilizando mapas conceituais como ferramenta. Para isto será montado um manual auto didático de como utilizar mapas conceituais depois serão seguidos os passos da metodologia dos três momentos pedagógicos, problematização, conceituação e aplicação do conhecimento segundo Muenchen e Delizoicov (2014). Espera-se que com este trabalho haja uma melhoria na compreensão do conteúdo pelos estudantes estimulando o pensamento crítico e a criatividade, espera-se dar visibilidade para os mapas conceituais, e espera-se também que essa seja uma primeira edição da exposição científica e que a escola possa dar continuidade nos anos seguintes.
Palavras chaves: mapa conceitual, fluidos, manual auto didático
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob nr CAEE Nº 69573223.5.0000.5300
Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza
Cv Lattes
Orcid
SIMONI MARQUES SOARES
Orientador: Dr. Odirlei Arcângelo Lovo
Título: Práxis docente e organização parental: um estudo sobre a educação precoce de crianças com deficiência intelectual e múltipla na escola Especializada Raio de Luz do município de Cacoal (Rondônia)
Resumo: O nascimento de uma criança com deficiência traz à tona questões emocionais relevantes para a família que irá acolher aquela vida. O impacto frente ao diagnóstico, a aceitação, a necessidade de adaptação e a importância da intervenção o quanto mais cedo podem ser determinantes no desenvolvimento da criança. A educação precoce, oferecida na escola especializada, utiliza estratégias, técnicas e intervenções pedagógicas, capazes de estimular a maturação das crianças, de forma a favorecer o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e motor. O crescimento e o desenvolvimento possuem características muito próprias variando de pessoa para pessoa, mas normalmente seguem ritmos e sequências semelhantes. Na criança com deficiência esses ritmos e sequências geralmente transcorrem de maneira mais lenta, daí a necessidade de se ter um acompanhamento. Nesse sentido, essa pesquisa busca compreender, a partir da perspectiva exploratória, análise documental, entrevista e observação participante como acontece esse processo de acolhimento, quais orientações os pais recebem ao buscar ajuda, atendimento para seus filhos e quais ou como as intervenções são feitas para contribuir com o desenvolvimento das crianças. Parte-se da hipótese da necessidade da escuta dos sentimentos vivenciados pela parentalidade, por meio de um atendimento humanizado, que considere a complexidade de cuidar e educar um filho com deficiência. Optou-se pela pesquisa exploratória com análise de conteúdo, pois este permite uma abordagem qualitativa para as questões e temas que ainda estão à espera de um conhecimento sistematizado. Espera-se, por meio da realização deste projeto de pesquisa, compreensão das vivências do núcleo parental e práticas docentes em relação às crianças com deficiência; bem como, desenvolver formas humanizadas de acolhê-las e de orientá-las, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento humano.
Palavras-Chave: Parentalidade/família; Criança com Deficiência; Educação Precoce
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº 69994723.8.0000.5300
Linha de pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.
VALQUÍRIA PATRÍCIA SILVEIRA DA SILVA
Orientadora: Dra Cristiane Talita Gromann Gouveia
Co-orientador: Dr. Sérgio Candido de Gouveia Neto
Título: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM RELAÇÃO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SURDEZ E/ OU DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO MUNICÍPIO DE VILHENA – RO
Resumo: Frente aos visíveis avanços no campo educacional, a inclusão escolar ganhou visibilidade nas últimas décadas e embora enfrente desafios, apresenta-se como uma realidade nas instituições educacionais brasileiras. Para atingir os objetivos buscouse problematizar: Quais estratégias pedagógicas são utilizadas pelos professores que trabalham com alunos surdos e/ou com deficiência auditiva, os Tradutores Interprete de Libras (TILS) e os professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), no que se refere ao processo de ensino do componente curricular Ciências da Natureza, nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas de Vilhena (RO)?”. Com base neste contexto, o presente projeto apresenta uma proposta de pesquisa qualitativa de análise de história de vida com enfoque na
Surdez e Deficiência Auditiva (D.A) e em linhas gerais, o objetivo geral é analisar por meio das histórias de vida de professores que trabalham com alunos surdos e/ou com deficiência auditiva, Tradutor Intérprete de Libras (TILS), e professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), quais são as estratégias pedagógicas tilizadas por esses educadores para atender esse público, no que se refere ao processo de ensino do componente curricular Ciências da Natureza, nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas de Vilhena (RO). Especificamente, a investigação pretende também: desenvolver uma pesquisa sistemática da produção nacional no período de 2017 e 2022, evidenciando as discussões acerca do ensino de Ciências e a inclusão de estudantes com surdez e deficiência auditiva na perspectiva da história de vida, bem como analisar livros, artigos e documentos oficiais federais, que possam fundamentar o referencial teórico e o desenvolvimento da pesquisa; conhecer as histórias de vida de professores sala regular no ensino de Ciências da Natureza e professores do AEE e dos TILS, relacionando estas histórias com a pesquisa documental nos objetivos anteriores; verificar como os professores do ensino fundamental I desenvolvem o ensino de ciências da natureza para os alunos com surdez e Deficiência Auditiva nos anos iniciais das escolas públicas de Vilhena/RO; averiguar como se apresenta a ação educativa na perspectiva da inclusão em ciências da natureza nas escolas públicas regulares de Vilhena/RO; relatar de que forma ocorre a experiência escolar dos professores de sala regular e professores da sala de recursos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em relação a inclusão de alunos surdos e D.A, nas classes regulares. Para o desenvolvimento deste projeto buscou-se nortear por meio da pesquisa caminhos metodológicos com base no referencial teórico trazendo conexões entre os autores: Silva (2007), Burguer e Vituri (2013), Rosana e Antunes (2020), e Glat e Pletsch (2009) abordando a História de Vida como método de pesquisa.
Palavras chave: Ensino de Ciências; Surdez; Deficiência Auditiva; Narrativas; Inclusão; História de Vida
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob CAEE Nº 69616823.1.0000.5300
Linha de pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.
Cv Lattes
Orcid