Título: SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA
Orientador: Dr. Fabiano Pereira do Amaral
Resumo: A sala de aula invertida é uma abordagem pedagógica que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente no ensino de disciplinas que exigem maior interação e aplicação prática dos conceitos. Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática utilizando a sala de aula invertida no ensino de termoquímica, uma área da química que estuda as reações químicas envolvendo energia. A proposta consiste em deslocar parte do processo de aprendizagem para fora da sala de aula, utilizando recursos digitais e materiais complementares para que os alunos tenham acesso prévio aos conteúdos que serão trabalhados em sala. Nesse contexto, os estudantes têm a oportunidade de aprender os conceitos básicos da termoquímica de forma autônoma, utilizando vídeos explicativos, textos informativos e atividades interativas. Assim espera-se alcançar o resultado positivo ao aplicar a metodologia ativa.
Palavras - chaves: Sequência didática, sala de aula invertida, termoquímica.
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS SÉRIES FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA NAS ESCOLAS DA REDE SESI/RO
Resumo: O presente projeto de pesquisa aborda o tema, "Aprimoramento do Ensino de Ciências da Natureza nas Séries Finais da Educação Básica através da Pedagogia Histórico-Crítica nas Escolas da Rede SESI/RO". O problema de pesquisa diz respeito à lacuna existente entre os conteúdos teóricos e sua aplicação prática no ensino de Ciências da Natureza, bem como à escassez de aplicação de metodologias pedagógicas que estimulem o pensamento crítico. A pesquisa tem como justificativa contribuir para melhorar a qualidade do ensino nessas disciplinas e a formação dos professores, visando uma educação mais contextualizada e significativa. Os objetivos do estudo são: analisar o uso da Pedagogia Histórico-Crítica na melhoria do ensino de Ciências da Natureza; identificar desafios enfrentados pelos professores ao aplicar essa abordagem; e propor estratégias de formação continuada para aprimorar a aplicação da Pedagogia Histórico-Crítica. A revisão da literatura explora a base teórica da Pedagogia Histórico-Crítica e investiga práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Ciências da Natureza. A metodologia adotada é qualitativa, com estudo de caso em escolas da rede SESI/RO. Serão realizadas observações em sala de aula, entrevistas com professores e análise documental dos materiais pedagógicos utilizados. A análise dos dados coletados envolve codificação e categorização, visando estudar padrões e relações entre as práticas pedagógicas. O cronograma de execução prevê a realização da revisão bibliográfica nos primeiros meses, seguida pela coleta de dados por meio de observações e entrevistas. Posteriormente, serão realizadas as análises dos dados e a proposição de estratégias de formação continuada. O orçamento estimado contempla recursos para deslocamento, materiais de pesquisa e eventuais custos de divulgação dos resultados. Os resultados esperados incluem o mapeamento detalhado das práticas pedagógicas, a identificação de desafios e oportunidades, a proposição de estratégias de formação continuada e a contribuição para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza. Além disso, os resultados poderão ser disseminados para a comunidade acadêmica e educacional, impactando positivamente a prática docente e a aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave: educação básica; estudo de caso; ensino de ciências da natureza;formação de professores; pedagogia histórico-crítica; .
GREICE KELI LAURENTINO FELIX
Orientadora: Dra. Ludimila Ronqui
ISABEL CRISTINA DE SOUZA
Título: ANÁLISE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JI-PARANÁ/RO COM ENFOQUE NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS
Orientadora: Dra. Márcia Rosa Uliana
RESUMO: O projeto de pesquisa de dissertação do Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIR – Campus de Rolim de Moura, tem como objetivo propor e analisar a repercussão de uma formação continuada de professores que ensinam Ciências na secretaria municipal de Ji-Paraná-R com ênfase na utilização de laboratórios móveis. A pesquisa visa contribuir para a formação de professoras e professores da rede municipal de Ji-Paraná/RO, impactando o ensino de Ciências para os
estudantes dos anos iniciais e finais das escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de procedimentos descritiva, explicativa, bibliográfica e interventiva que irá utilizar questionários e entrevistas com as professoras e professores para a produção de coleta de dados. Os resultados serão divulgados em eventos acadêmicos e na biblioteca da Universidade Federal de Rondônia. O projeto conta com recursos próprios para sua realização e tem como desfecho primário a melhoria do ensino de Ciências
na região estudada. O estudo será desenvolvido baseando-se em autores e documentos como: BNCC (2018), Bizzo (2000), Botelho e Cruz (2013), Fracalanza (1997), Gil (2002), Gil-Perez (1986), Moreira (2013), Imbernón (2009 e 2011) e outros mais que complementarão o referencial bibliográfico.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação de professores, Laboratório Móvel.
Cv Lattes
Orcid
MARIA DAJUDA BORGES DE JESUS
Título: FORMAÇÃO DOCENTES DO CICLO BÁSICO DE ALFABETIZAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Orientadora: Dra. Franciele Monique Scopetc
RESUMO: A formação para professores, continuam sendo tema para debates, que requer dos profissionais docente constante busca, e meios que possibilitem a melhoria, bem como a eficácia e as condições de trabalho como didáticas e estratégias de ensino a estudantes no processo de alfabetização de modo a contribuir o letramento, alfabetização Matemática e o ensino da Ciência da Natureza; levando em consideração o ensino da Ciência da Natureza. Assim, é importante, promover formação para o ensino, de maneira que possa influenciar no processo de ensino e aprendizagem e a transformação do trabalho em sala de aula. Este projeto tem como objetivo aplicar as práticas pedagógicas como professora no ensino de Ciências da Natureza nas séries iniciais no 1º Distrito no Município de Ji Paraná. A proposta deste estudo visa contribuir com a formação continuada dos profissionais que atuam no Ciclo Básico de Alfabetização, por meio de estratégias pedagógicas que ampliam o desenvolvimento profissional para construção de uma aprendizagem efetiva. A pesquisa qualitativa, busca compreender a metodologia de ensino mediada pelos docentes no atendimento de crianças a serem alfabetizadas. Serão feitas consultas a bancos de dados na organização curricular, plano de curso, Projeto Político Pedagógico, Plano de Trabalho, Regimento Escolar, Orientações pedagógicas e Base Nacional Comum Curricular, e testes inicial e final por meio de questionários. Espera-se que os resultados deste estudo com as discussões em nível acadêmico, social, escolar e profissional acerca da formação do profissional de professores. Delinearemos, para tanto, compartilhamento de experiências profissionais em serviço com estudantes público-alvo do Ciclo Básico, bem como no ensino da Ciências da Natureza.
Palavras-chave: Formação de professores. Educação. Práticas pedagógicas. Ensino de Ciências
OLGA BENARIA VALENTINO SILVA
Título da pesquisa: A UTILIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIA DA NATUREZA EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO/ PROJETO PROFISSIONAL DO JOVEM (TCC/PPJ) EM ESCOLAS AGRÍCOLAS DE RONDÔNIA
Orientadora: Dra. Maria Rosangela Soares
Co-orientador: Dr. Sérgio Candido de Gouveia Neto
Título:
Palavra- chave
Cv Lattes
B075DA29FDA37A#
RAMALHA CRISTINA ASSUNÇÃO DO NASCIMENTO VASCONCELOS
Título: INCLUSÃO DE SABERES TRADICIONAIS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES QUE ATUAM
NAS ESCOLAS QUE ATENDEM AS COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA REGIÃO CENTRAL DE JI-PARANÁ/RO
Orientadora: Dra Bianca Santos Chisté
Resumo: O projeto tem como objetivo identificar dados relevantes que contribuem para inclusão dos Saberes Tradicionais na disciplina de Ciências, ou outra que esteja inserida no currículo da Educação local, que valoriza a cultura ribeirinha das escolas situadas na região central Ji-Paraná - Rondônia. A proposta da pesquisa, visa verificar os componentes curriculares que impulsionam a pratica docente, incentivando a valorizar a identidade dessas comunidades. Pretende-se identificar a pratica docente no que se refere, a didática e a metodologia aplicado em sala de aula que colabora e integrar saberes à educação formal, ainda existentes na região, de propor o contato do estudante de escolas próximas com a cultura ribeirinha, aos saberes das comunidades tradicionais, considerando a identidade regional, valores e saberes presentes na região. Esse espaço territorial deve ser entendido como parte fundamental para contextualização nas aulas, onde a criança se reconheça como parte desse espaço natural, percebendo sua importância nesse espaço, valorizando sua identidade. A preservação, a pesca artesanal, localização por meio natural, calendários, e outros meios são conhecimentos que são passados de pai para filhos, e que são elementos que podem ser inclusos nas aulas, e assim contextualizar todos os aspectos, criando condições favoráveis para o ensino da cultura regional, tanto no Componente |Curricular de Ciências quanto em outras. O embasamento teórico será com documentos oficiais e pesquisa bibliográfica dentre outros documentos relevantes, que darão subsídios para a pesquisa de comunidades ribeirinhas. Será feito a pesquisa bibliográfica, com aspectos qualitativo, um estudo de caso em duas escolas da cidade Ji-Paraná, que atendem a região urbana dessas comunidades. Será feita entrevista com os gestores e professores, sendo utilizado um questionário semiestruturado para fundamentar a pesquisa. Os resultados serão verificados através de análise dos dados e entrevistas coletadas com os sujeitos da pesquisa. Nesse processo de investigação as contribuições de Claval (1997), Dolberth (2011), D’ambrosio (1997), Chassot (2008), Gondim (2008a) Morim (2014), Silva (2010) serão relevantes para uma pesquisa reflexiva, ainda tendo como base da metodologia da pesquisa dada por Lüdke & André (1986).
Palavra-chave: Comunidade Ribeirinha. Saberes Tradicionais. Ciências.
Linha de Pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades.