Turma 2021


 

 

Aline Oliveira  ALINE DE OLIVEIRA

Orientador: Dr. Elton de Lima Borges

Título: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA

O ensino de Física não tem acompanhado os avanços tecnológicos nas últimas décadas. A Física Moderna, fundamental para diversas áreas da sociedade e desenvolvimento de tais tecnologias é pouco ou quase nunca explorada na educação básica, conforme alguns relatos na literatura. A proposta desse estudo foi desenvolver e aplicar uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Física Moderna, através da energia solar fotovoltaica. A SD foi baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992) que se resumem em problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O estudo foi feito com 15 alunos do terceiro ano do ensino médio regular de uma escola estadual, localizada no município de Manaus/AM. Foram realizados pré-teste e pós-teste para verificação de aprendizagem dos alunos, sendo os dados submetidos a uma análise estatística. O estudo evidenciou que a metodologia utilizada favoreceu para o aprendizado dos conteúdos, possibilitando o envolvimento e o interesse nas aulas. Houve uma melhora de 82% na taxa média de acerto dos participantes após a aplicação da proposta. De modo geral, os alunos participaram assiduamente da pesquisa, tiveram bom desempenho nas atividades, e demonstraram interesse no decorrer de toda a SD. Com os resultados encontrados, concluímos que através da SD, é possível abordar o conteúdo de Física Moderna de forma diversificada e atrelada ao cotidiano dos alunos, a fim de alcançar uma melhor aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino Médio. Energia Solar. Física Moderna

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza.

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob nr CAEE Nº 55522922.5.0000.5300

Qualificação em 29.08.2022

Defesa em 19.12.2022

 

ana 1  ANA RIBEIRO DE SOUZA

Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes

Título: AULAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE CACOAL, RONDÔNIA

Resumo: O processo de inclusão escolar de alunos com deficiência ganhou maiores contornos nas três últimas décadas, contudo, a tarefa de incluir efetivamente tem sido um grande desafio aos professores e a sociedade contemporânea. Considerando-se o aumento de estudantes com deficiências, matriculados em classes comuns de ensino, que segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), ultrapassou dois milhões de matrículas em 2021, torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias que visem garantir acesso pleno ao conhecimento científico a este público-alvo. Com base nesse contexto e em linhas gerais, o presente estudo objetivou investigar por meio de narrativas, o processo de in/exclusão escolar e de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, vivenciados por três estudantes cegos e três professores, sendo dois de Ciências e um de Biologia, em três escolas de educação básica no interior de Rondônia, duas estaduais e uma da rede federal de ensino. Para tanto, estabeleceu-se uma abordagem de cunho qualitativo, do tipo história oral em sua vertente temática (Meihy e Holanda, 2019), cujo instrumento de coleta foi um roteiro semiestruturado que norteou as entrevistas, as quais foram transcritas, textualizadas, conferidas e validadas pelos participantes, se constituindo o corpus de dados da pesquisa. Para interpretá-lo recorreuse a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006; 2016). Ainda como aporte teórico, recorremos a autores como Vygotsky (1997), Caiado (2014), Mantoan (2003), Camargo (2012; 2016), Chassot (2003), Krasilchik (2000), além de documentos oficiais que se fizeram necessários. Os resultados nos permitiram apontar que a inclusão não vem sendo efetivada em sua totalidade nas escolas pesquisadas, pois falta acessibilidade aos alunos cegos, tanto em âmbito arquitetônico quanto curricular e tecnológico. Constatou-se ainda a insegurança e insuficiência na formação inicial e continuada dos professores para atuarem com os alunos cegos; ausência de livros didáticos de Ciências em braille; bem como de outros recursos apropriados às necessidades dos estudantes cegos in/exclusão. Contudo, notaram-se esforços por parte dos professores em improvisar estratégias de ensino as aulas de Ciências, no intuito de possibilitar aos alunos cegos o direito de aprenderem junto às demais pessoas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências da Natureza; Alunos cegos; In/exclusão escolar.

Linha de Pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia.

Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob nr: CAAE:53133321.4.0000.5300

CV Lattes

Orcid

Qualificação em 30.08.2022

Defesa em 16.12.2022

 

11 angela celestino  ANGELA DA SILVA CELESTINO

Bolsita FAPERO

Orientadora: Dra. Luciana Soares da Cruz

Título: Uma investigação dos saberes docente e estudante construídos durante o ensino remoto de química no ensino médio na Escola Estadual CTPM em Vilhena/Ro.

Resumo: Atualmente, estamos passando por um momento de grande reconstrução, que estabelece mudanças em todos os contextos sociais, principalmente no âmbito educacional e junto exige novos paradigmas e adaptação docente e desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Essa proposta visa pesquisar em sala de aula na educação básica, modelos psicopedagógicos aplicados atualmente no ensino da Química, baseados nos Fundamentos e modelos psicopedagógicos existente no ensino de química, a proposta será fundamentada em uma análise dos saberes docente e discentes construídos e contextualizados durante o ensino remoto de química no ensino médio em uma escola estadual CTPM em Vilhena/RO. Diante disso acreditamos que o ensino de Ciências da Natureza de forma pedagógica contribuirá para uma aprendizagem significativa, curiosidade e despertamento de interesse dos estudantes, e assim oportunizará uma base estruturada para futuros acadêmicos, possibilitando-os alunos apreciar e valorizar a grandeza da ciências da natureza em especial o ensino de Química e de tudo o que a cerca, social e educacional.
Palavras-chave: Saberes e Práticas pedagógicas. Ensino de Química. Aulas Remotas. Ensino-Aprendizagem.

Linha de Pesquisa: Fundamentos e modelos teórico metodológicos no Ensino de Ciências da Natureza

CV Lattes

Orcid

Qualificação em 19.08.2022

Defesa em 09.02.2023

 

camilaa CAMILA VANIN

Bolsita FAPERO

Orientador: Humberto Hissashi Takeda

Título: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): TABELA PERIÓDICA TRADICIONAL versus PTABLE

Resumo: Quando o assunto é Tabela Periódica dos Elementos (TPE) ainda há dificuldades, tanto na forma que é apresentada pelo professor quanto na compreensão do aluno. Partindo da necessidade de buscar novos métodos de ensino que envolva mais ativamente o aluno na sua própria aprendizagem, o presente estudo tem o objetivo de aplicar e avaliar a metodologia de ensino conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou do inglês Problem Based Learning (PBL) unida ao Ptable, aplicativo da web para o estudo da Tabela Periódica dos Elementos, buscando identificar possíveis benefícios que esta proposta tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia empregada na aplicação do ABP consistiu na apresentação da Tabela Periódica a 22 alunos participantes do 9° ano B do Ensino Fundamental da escola Nilson Silva, localizada em Rolim de Moura/RO, para que, em grupos, formulem problemas na aprendizagem da tabela periódica e mais tarde, em grupos, apresentarem as possíveis soluções. Para isso, os participantes responderam a dois questionários com perguntas fechadas, um com o objetivo de conhecer o aluno e outro para averiguar como se sentiram após a participação da pesquisa. Além disso, os participantes responderam a dois testes, ambos com perguntas fechadas, com o intuito de comparar a desenvoltura dos participantes em relação a TPE tradicional versus Ptable. Os dados gerados na pesquisa foram tratados de modo estatístico por meio do teste Qui-quadrado (X2 ) seguido do teste de McNemar para análise dos questionários e o teste t de Student para averiguar se houve diferença significativa na comparação entre tabela tradicional e interativa. Observou-se certa adaptação da referida metodologia pela maioria dos vinte e dois participantes. No que se refere a comparação entre os testes tradicional versus Ptable, os participantes apresentaram desempenho relativamente maior no teste realizado com o uso da tabela tradicional. Partindo da premissa de que os participantes utilizaram a ABP em conjunto com a tabela tradicional a fim de resolver problemas, o presente resultado, leva a acreditar que os benefícios da metodologia aplicada, superaram a familiaridade e compreensão dos participantes em relação as tecnologias digitais.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino de Química; Tabela Periódica dos Elementos.

Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr: CAAE 52482221.4.0000.5300

Cv Lattes

Orcid

Qualificação em 29.08.2022

Defesa em 13.12.2022

1 Douglas DOUGLAS JUNIOR DE SOUZA ALVES

Bolsisa CAPES/DS

Orientador: Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes

Título: ETNOCIÊNCIA INDÍGENA E PRESERVAÇÃO DA FLORESTA: aspectos culturais na perspectiva de egressos indígenas da Licenciatura Intercultural da Amazônia

Resumo: O presente texto teve como objetivo geral analisar os conhecimentos ancestrais presentes na perspectiva de egressos indígenas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura Intercultural da região Amazônica, com vistas à preservação da floresta e sua relação com o ensino de ciências e de matemática. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica, exploratória com abordagem qualitativa. O foco de pesquisa foram 39 (trinta e nove) Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), da Licenciatura Intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Licenciatura Intercultural da Fundação Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Foram incluídos na pesquisa todos os trabalhos de conclusão de curso que tivessem relação com as temáticas de análise ―Meio Ambiente e Preservação‖ e ―Etnomatemáticas Indígenas‖, disponibilizado nos bancos de dados das respectivas instituições de ensino, com defesa entre o período de 2013 a 2019. A pesquisa pode se debruçar sobre os conhecimentos tradicionais de 18 (dezoito) etnias, sendo: Zoró, Aruá, Suruí, Cinta Larga, Karitiana, Cao Orowaje, Oro Win, Karipuna do Amapá, Galibi-Marworno, Palikur, Djeoromitxi, Tupari, Gavião/Ikolen, Aikanã, Makurap, Kanoé/Canoé, Sabanê e Oro Nao‘. Os resultados trazem discussões importantes sobre a preservação ambiental na perspectiva dos egressos indígenas, produzidos com suas comunidades, apontando não apenas a sua importância, mas também o reconhecimento de consequências advindas dos impactos ambientais negativos em seus territórios indígenas e a importância de elementos etnomatemáticos indígenas como instrumentos no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Escolar Indígena. Tais elementos abordados foram contextualizados para melhor compreensão de conteúdos curriculares e podem ser elencados, como material didático, para que, outros professores indígenas possam utilizar. Para isso, a pesquisa foi embasada em Freire (2000); Diegues (1999; 2000); Leff (2001); Campos (2002); Santos (2006); Capra (2006); Pereira e Diegues (2010); D‘Ambrósio (2011); Barbosa e Aguiar (2018), Mattos e Ferreira Neto (2019), Mattos, Mattos e Alves (2019), Nunes, Reis e Oliveira (2020), Mattos, Mattos e Suruí (2020), Mattos (2020) dentre outros.

Palavras chave: Licenciatura Intercultural Indígena. Etnomatemáticas. Etnoconservação. Educação Escolar Indígena.

Linha de Pesquisa: Formações docentes, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr:  CAAE 56366522.8.0000.5300

 CV Lattes

Orcid

Qualificação em 30.08.2022

Defesa em 09.12.2022

 

 

Edilene EDILENE DE JESUS CHAGAS PINHEIRO

Orientador: Dr. Sérgio Cândido de Gouveia Neto

Co-orientador: Dr. Fábio Santos de Andrade

Título: CONDIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE VILHENA (RO)

Resumo: Conhecer o que possibilita a proximidade da Ciência com os alunos tem sido um grande desafio, bem como o entendimento de que as condições oferecidas para o ensino de Ciências da Natureza interferem nas práticas educativas realizadas pelos (as) professores(as) dessa área. Dessa maneira, o questionamento que direcionou este estudo foi o seguinte: quais são as condições oferecidas para o ensino de Ciências da Natureza, que orientam as práticas de professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, da rede estadual, no município de Vilhena, Rondônia (RO)? A pesquisa situa-se na área de ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em condições ofertadas para o trabalho de professores(as) de Ciências Naturais, tendo como contribuições teóricas, principalmente, o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, a formação continuada de professores(as) de Ciências da Natureza discutida por Krasilchik (1987) e Carvalho e Gil-Pérez (2011). A fim de responder nossa indagação principal, utilizamos o Projeto Político Pedagógico (PPP) das oito escolas que participaram da pesquisa, os planejamentos anuais e diários de classe, fornecidos pelos docentes participantes do estudo, e a entrevista do tipo semiestruturada, com roteiro previamente elaborado, realizada com onze professores(as) das escolas que oferecem o ensino fundamental II, na rede pública estadual de Vilhena-RO. Constatamos que as escolas carecem de recursos como laboratórios de Ciências e de Informática e hortas escolares; que a maioria dos(as) professores(as) que lecionam Ciências da Natureza não possuem essa formação; que eles, quando recebem formação continuada, essa não é em sua área de atuação; e que os(as) docentes costumam buscar alternativas próprias para o ensino diferenciado e tentam desenvolver os conteúdos da disciplina considerando a realidade dos seus alunos. Os(as) professores(as) relataram fazer uso do livro didático e seguir o recomendado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Averiguamos, ainda, que os educadores têm dificuldades em trabalhar temas distantes de suas formações iniciais e facilidades com temas voltados a esta; o planejamento exige dos(as) professores(as) mais tempo do que as cinco horas disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) para essa atividade, o que leva os(as) docentes a utilizar o tempo destinado ao lazer para planejar suas aulas. Compreendemos, por fim, que as condições propiciadas para o ensino do componente curricular Ciências da Natureza intervêm nas práticas dos(as) professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual no município de Vilhena (RO), e, assim, os educadores desenvolvem suas práticas conforme os recursos disponíveis.

 

Palavras chave:  Ensino. Formação Continuada. Planejamento. Vilhena.

Linha de Pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia
Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr: CAAE 47562221.1.0000.5300 

Cv Lattes

Orcid

Qualificação em 16.05.2022

Defesa em 26.07.2022

 

 

 Raquel Franciscaa FRANCISCA RAQUEL SANTOS DO NASCIMENTO

Bolsista FAPERO

Título: Processos de apropriação do conhecimento pedagógico-tecnológico digital por professores de Ciências da Natureza na Coordenadoria Regional de Machadinho D’ Oeste- Rondônia.

Orientadora: Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveia

Co Orientador: Dr. Sérgio Cândico de Gouveia Neto

Resumo: Esse projeto constitui-se na materialização da investigação que envolverá aspectos metodológicos e pedagógicos, a ser realizado no âmbito da formação continuada de professores de Biologia, Química e Física na educação básica. A pesquisa a ser desenvolvida tomará por objeto de estudo a formação continuada de professores na perspectiva do desenvolvimento profissional. Para tanto, serão levantados alguns questionamentos: Quais as reflexões e compreensões, quanto o processo de apropriação de conhecimentos pedagógico-tecnológicos em Ciências da Natureza, são mobilizadas por uma prática formativa online realizada com professores da rede pública de ensino de Rondônia? A investigação será desenvolvida segundo os pressupostos da pesquisa qualitativa, mediante o objetivo de analisar o apoderamento de conhecimentos pedagógico-tecnológicos em Ciências da Natureza. O resultado esperado com esse estudo é o de demonstrar que a compreensão do processo de pertinência de conhecimentos pedagógico-tecnológicos em Ciências da Natureza de professores da Educação Básica, pode abranger diferentes aspectos. Como por exemplo, as perspectivas dos professores em relação à formação para uso pedagógico das tecnologias mediante a realidade educacional e política em que estão imersos, os processos que perpassam a apropriação desses conhecimentos e a implementação de novas práticas, bem como os reflexos dessa apropriação na cultura e prática docente posterior. Por fim, propor que se promovam no contexto das escolas públicas ações formativas em sintonia com as condições de trabalho e as possibilidades do professor, bem como envolvam todos os agentes presentes na dinâmica educativa, deflagrando, desse modo, mudanças na cultura e prática docente.

Palavras chave:  Professores.Formação.Tecnologia.Educação

Linha de Pesquisa: Formação Docente, Culturas, Saberes e Práticas das Territorialidades e Diversidade da Amazônia.

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr: CAAE 50429221.8.0000.5300

Cv Lattes

Orcid 

Qualificação em 30.09.2022

Defesa em 06.02.2023

HARYSSA HARYSSA KEYKO MINE

Orientadora: Dra. Adriane Pesovento

Título:  APRENDI NA VIDA, MAS PODERIA TER APRENDIDO NA ESCOLA: NARRATIVAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE POR EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO.  

Resumo: 

A sexualidade é resultado de uma construção histórico-social e ideológica da sociedade e a Educação Sexual é atravessada pela sexualidade, portanto intimamente entrelaçada com as características da sociedade. Educar para a Sexualidade implica respeitar as especificidades de cada pessoa e atuar com equidade no seu contexto, fazendo com que cada um(a) se aproprie dos assuntos que por hora são tratados como tabus, para poder vivenciar a plenitude da sexualidade, com a liberdade de quem conhece e respeita a si próprio, e consequentemente respeita todos. A Educação em Sexualidade sempre esteve presente em muitas culturas, geralmente os membros da família ensinavam os jovens sobre puberdade, sexo e relacionamento; agora, à medida que as sociedades mudam, a responsabilidade está sendo cada vez mais dividida entre funcionários da saúde, professores e escolas. Esta pesquisa está inserida na temática da Educação Sexual e da sexualidade, e tem como elementos centrais as narrativas de ex-alunos(as) do Ensino Médio da autora do estudo. O que você gostaria de aprender sobre Educação Sexual? Esta foi a questão-problema e a fagulha que inspirou essa pesquisa. O objetivo geral foi analisar as narrativas sobre Educação Sexual e sexualidade de ex-alunos(as) do Ensino Médio de duas escolas estaduais do município de Ji-Paraná, RO. Estabeleceu-se três objetivos específicos: fazer uma revisão bibliográfica, de artigos sobre a temática da Educação Sexual que trouxessem o(a) aluno(a) como protagonista; analisar a temática da Educação Sexual nos Planos Políticos Pedagógicos, nos Planejamentos Anuais dos(as) professores(as) de Biologia, sobretudo nos livros didáticos utilizados pelos(as) ex-alunos(as) no 1o ano do Ensino Médio. O trabalho possui uma abordagem qualitativa, os dados foram construídos a partir das informações obtidas nas entrevistas, das análises dos livros didáticos e dos autores de base da pesquisa. Nove ex-alunos(as) foram entrevistados por meio de narrativas orais. Três coleções de livros didáticos do componente curricular Biologia foram analisados especificamente quanto aos assuntos referentes a Educação Sexual. Os principais teóricos que embasaram a pesquisa foram Michel Foucault, Guacira Lopes Louro e Mary Neide Damico Figueiró. Os assuntos suscitados pelos(as) entrevistados(as) foram surpreendentes, e apontaram possíveis caminhos para uma Educação Sexual emancipatória e inclusiva. Constatamos que a Educação Sexual atualmente está limitada aos aspectos biológicos e preventivos, o que não contempla a diversidade da sociedade, também não gera um autoconhecimento para viver a plenitude da sexualidade, tão pouco a liberdade. A Educação em Sexualidade dá ao jovem a chance de pensar criticamente dentro da cultura e da sua sociedade, ensina sobre respeito e igualdade, muda valores e atitudes. No contexto político-social conservador brasileiro, a escola vem reproduzindo os interesses do Estado, portanto, faz-se necessário quebrar os silenciamentos sob o julgo do poder-saber, para haver um processo de educação justa e de qualidade, que resultaria no desenvolvimento social e minimizaria as deturpações morais.

Palavras-chave: Educação Sexual; Sexualidade; Biologia; Ensino Médio; alunos(as)- protagonistas.

Linha de Pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades e diversidade da Amazônia.

 Cv Lattes

Orcid

Qualificaçã0 em 27.10.22

Defesa em 19.12.22

 

josianee JOSIANE ARAÚJO OLIVEIRA BATISTA

Bolsista FAPERO

Orientadora: Dra. Adriane Pesovento

Título: ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO EM SERINGUEIRAS-RONDÔNIA

Resumo: As questões regionais e os diálogos que envolvem o conceito de territorialidade vem ganhando espaço, não só no meio acadêmicos, como também no cenário nacional e internacional. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar as dinâmicas de ordenamento do território em interface com o Ensino de Ciências da Natureza no 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas estaduais no município de Seringueiras, RO. Os procedimentos técnicos e metodológicos adotados tem como propósito a abordagem do conceito de território em seu sentido amplo, de modo que torne possível, mapear os diferentes mecanismos que tratam a temática. Desse modo buscou-se analisar os conceitos de ordenamento e território, com o objetivo [kt1] de entender como estão sendo abordados estes conceitos nas escolas no município em questão, e ainda, verificar relações possíveis entre estes dois conceitos e o ensino de ciências.

Palavras-chave: Ensino de Ciências . Ordenamento do Território. Territorialidade.

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr:  CAAE 52223321.2.0000.5300

 Linha de Pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia

 Cv Lattes

Orcid

Qualificação em 09.09.22

 

 

 

 ligiane LIGIANE PAULY CASAGRANDE

Bolsista FAPERO

Orientador: Dr. Elton de Lima Borges

Título: ANÁLISE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA UTILIZADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ROLIM DE MOURA

Resumo:Com o crescente processo de degradação ambiental, se torna essencial uma sensibilização na área de educação ambiental (EA), no âmbito escolar, onde ao longo dos anos de ensino, o indivíduo acaba formando a base para ser um cidadão mais atuante e consciente com as questões ambientais. A pesquisa visa analisar a concepção das práticas pedagógicas realizadas pelas escolas da rede estadual de Rolim de Moura sobre educação ambiental enunciadas na Lei 9.795/99, juntamente com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A pesquisa está voltada para a percepção que os alunos possuem sobre o meio ambiente e em consequência orientá-los por meio de oficinas, vídeos e palestras voltados à preservação do meio ambiente. A metodologia contará com uma a abordagem qualitativa, de modo que permita a melhor compreensão do grupo estudado. Os instrumentos de coleta de dados serão por meio de questionário aplicado aos alunos e professores. Após a aplicação dos questionários a pesquisa obterá o conhecimento que os alunos têm sobre a preservação do meio ambiente, além de apontar qual é a perspectiva entre esses alunos que iniciam o ensino fundamental séries finais 6º e 9º ano e os que estão terminando o 3º ano do ensino médio.

Linha de Pesquisa: Fundamentos e modelos teórico metodológicos no Ensino de Ciências da Natureza

Cv Lattes

Qualificação em 28.11.22

Defesa em 07.03.2023

 

Lucas LUCAS HENRIQUE DA COSTA MENEZES

Orientadora: Dra. Maria Rosangela Soares

Título: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA

O ensino de Física não tem acompanhado os avanços tecnológicos nas últimas décadas. A Física Moderna, fundamental para diversas áreas da sociedade e desenvolvimento de tais tecnologias é pouco ou quase nunca explorada na educação básica, conforme alguns relatos na literatura. A proposta desse estudo foi desenvolver e aplicar uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Física Moderna, através da energia solar fotovoltaica. A SD foi baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992) que se resumem em problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O estudo foi feito com 15 alunos do terceiro ano do ensino médio regular de uma escola estadual, localizada no município de Manaus/AM. Foram realizados pré-teste e pós-teste para verificação de aprendizagem dos alunos, sendo os dados submetidos a uma análise estatística. O estudo evidenciou que a metodologia utilizada favoreceu para o aprendizado dos conteúdos, possibilitando o envolvimento e o interesse nas aulas. Houve uma melhora de 82% na taxa média de acerto dos participantes após a aplicação da proposta. De modo geral, os alunos participaram assiduamente da pesquisa, tiveram bom desempenho nas atividades, e demonstraram interesse no decorrer de toda a SD. Com os resultados encontrados, concluímos que através da SD, é possível abordar o conteúdo de Física Moderna de forma diversificada e atrelada ao cotidiano dos alunos, a fim de alcançar uma melhor aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino Médio. Energia Solar. Física Moderna.

Linhas de Pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza

Cv Lattes

Orcid

Qualificação em 22.09.2022

Defesa em 07.12.2022

 

marcilio  MARCÍLIO ALVES ABIDIAS

Bolsista FAPERO

Orientadora: Dra. Adriane Pesovento

Titulo:  O ACAMPAMENTO CHE GUEVARA DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS-RO: UM OLHAR SOBRE O MODO DE VIDA CAMPONÊS E A CIÊNCIA DA NATUREZA 

Resumo: A pesquisa objetiva identificar se houve por parte dos Egressos dos cursos de Educação do Campo em Ciências da Natureza, Ciências Humanas (2016) e Pedagogia da Terra (2003), a aplicação do conhecimento adquirido no Tempo Comunidade (TC) e Tempo Universidade (TU) em conformidade com os saberes populares no desenvolvimento da produção camponesa do Acampamento Che Guevara municipio de Alto alegre dos Parecis- RO. O estudo parte do princípio de que os saberes-fazeres camponeses no Acampamento dialoga com elementos próprios de uma educação do campo que unifica a realidade dos conhecimentos científicos com as ações agrossilvopastoris nesse espaço-tempo. Para dar conta da orientação teórica da pesquisa buscou-se suporte em Carvalho (2004), Marx e Engels (2011), Freire (2011), como base para discutir a temática. Ao concluir a pesquisa descobriu-se que a educação do Ensino de Ciências da Natureza não influencia no modo de produção desenvolvido pelas famílias camponesas no Acampamento Che Guevara, mas aparecem nas atividades educacionais desenvolvidas pelos egressos no Acampamento Che Guevara, como os projetos de Educação de Jovens e Adultos (Ciencias Humanas), Quintal Ecológico (Ciencias da Natureza) e Ciranda Infantil (Pedagogia da Terra).
Palavras chave: Ensino de Ciências; Campesinato; Acampamento

Linha de Pesquisa 2: Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades e diversidade da Amazônia

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr:  CAAE 51934721.0.0000.5300

 Cv Lattes

 Qualificação em 22.08.2022

 Defesa em 20.12.2022

zelayne foto perfil ZELAYNY FELBEK DE ALMEIDA

Orientador: Dr. Fabiano Pereira do Amaral

Título: Plantas medicinais no ensino de química: uma ferramenta metodológica alternativa no ensino médio.

Resumo: A dificuldade em correlacionar os conteúdos de Química entre si, com outras disciplinas e a necessidade de memorização, causam grande sentimento de rejeição e antipatia por seus conteúdos. O conteúdo teórico ao ser aplicado buscando a contextualização com cotidiano dos alunos e suas famílias, baseando-se em conhecimentos pré-existentes, propondo um ensino mais participativo. Frente a essa realidade, esta pesquisa objetivou a abordagem da Química Orgânica através de plantas medicinais, utilizadas no cotidiano dos alunos, com base no estudo das caracterizações químicas por meio de aulas práticas. Participaram 13 (treze) estudantes, pertencentes ao segundo ano do ensino técnico de uma Instituição Federal de Ensino no município de Cacoal – RO. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do conhecimento. Utilizaram-se dois questionários como ferramenta para obtenção de dados. A partir da análise dos resultados obtidos, qualitativos e quantitativos, pode-se observar que a inserção de temáticas conhecidas pelos alunos tornam o processo de ensino mais atraente e contextualizado, para uma melhora na construção do conhecimento

Linha de pesquisa: Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza.

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr:  CAAE 53131321.5.0000.5300

 Cv Lattes

Orcid

Qualificação em 08.11.22

 Defesa em 16.02.2023