II ENSINA


ink para Inscrição:  https://sigaa.unir.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao 

    

O ENSINA - Encontro de Ensino de Ciências da Natureza, é organizado anualmente com a participação das turmas de mestrandos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia, campus de Rolim de Moura. Tem como proposta oferecer formação aos professores da rede municipal, estadual de ensino da região, gestores das Secretarias de Educação (SEDUC, SEMEC), acadêmicos e comunidade em geral na área de Ensino de Ciências da Natureza através de mini-cursos com experimentações, palestras, exposições. O ENSINA é um evento científico organizado para ser um espaço de partilha de saberes e experimentações voltadas para o ensino aprendizagem de ciências da natureza.

O II ENSINA tem por objetivo dialogar sobre os desafios e possibilidades que a diversidade sociocultural e territorial suscita para a prática cotidiana dos professores nos   processos de ensino aprendizagem de Ciências da Natureza e proporcionar formação de professores a partir de experimentações em matemática, química, física e biologia, sendo uma contribuição entre parceiros, professores e pesquisadores, com palestras, oficinas e experiências que contribuam com práticas pedagógicas possibilidades e desafios no contexto atual. As discussões envolvem resultados de pesquisas, apresentação de metodologias de ensino articulando o fazer docente às possibilidades de fomentar além da formação em ciências, uma ampla cultura geral  necessária à efetivação de ações comprometidas com a aprendizagem, reconhecendo as diferenças culturais locais e valorizando a diversidade em prol da aprendizagem

Justificativa

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - PGECN - é um programa que visa promover a formação qualificada para profissionais da educação e desenvolver o perfil de pesquisadores através da abordagem da epistemologia das ciências e suas tendências na educação escolar.

As diversas perspectivas teórico-metodológicas de ensino e de aprendizagem, os espaços de ensino e aprendizagem e o estudo e/ou o desenvolvimento de recursos e tecnologias para o ensino de Ciências da Natureza, em consonância com a diversidade cultural das territorialidades da Amazônia.

Ao conceber à academia como um espaço múltiplo e propício ao desenvolvimento de formas interventivas para o processo de ensino e aprendizagem, pretendemos dar corpo a uma participação crítica e criativa, que nos permita construir os nossos próprios espaços e momentos.

O projeto ENSINA - Encontro de Ensino de Ciências da Natureza busca promover o diálogo e as inter-relações entre pesquisadores, discentes dos cursos de licenciatura, docentes da região e comunidade em geral. 

O programa visa inovar e revelar a multiplicidade de propostas e materiais que compõem o processo de produção de conhecimento científico, estando também atento às contribuições epistemológicas de dentro e de fora da academia. Identificando a sociedade enquanto lugar de trocas e experiências sociais e ambientais que nos tornam seres em movimento no mundo e para o mundo.

Fundamentação Teórica

O programa de pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) é um curso criado com o objetivo de atender uma demanda histórica observada na região da Zona da Mata, do interior de Rondônia.

“Ao longo da sua história, diferentes populações humanas têm produzido conhecimentos que auxiliam a sua sobrevivência e o seu bem-estar no ambiente em que habitam” (SILVA, 2010, p.20)

As especificidades da região exigem um olhar científico para as práticas pedagógicas inovadoras que ainda não foram construídas, um vislumbre para o conhecimento e a disseminação, para (FREIRE, 2007,p.15) “ensinar, aprender e pesquisar lidam com esses dois momentos do ciclo gnosiológico: o em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente”.

Nesse contexto, estruturou-se o PGECN na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com a intenção de contribuir, oferecendo a melhor infraestrutura e qualidade de formação de professores no Estado de Rondônia para o ensino de Ciências da Natureza, um “[...] espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparados” (BRASIL, 1997, p. 25).

O I Encontro de Ensino de Ciências do PGCEN, foi realizado em 2019 no campus Rolim de Moura e atendeu um elevado número de professores, estudantes e acadêmicos da região (dados no site do programa) com atividades práticas, exposições, feira de maquetes, exposição de arte, visitas a laboratórios, etc.

O II ENSINA tem por objetivo dialogar sobre os desafios e possibilidades que a diversidade sociocultural e territorial suscita para a prática cotidiana dos professores nos   processos de ensino aprendizagem de Ciências da Natureza e proporcionar formação de professores a partir de experimentações em química, física e biologia, sendo uma contribuição entre parceiros, professores e pesquisadores, com palestras, oficinas e experiências que contribua com práticas pedagógicas, que de acordo com (SANTOS, 2008, p.26) “as ideias que presidem à observação e à experimentação são as ideias claras e simples a partir das quais se pode ascender a um conhecimento mais profundo e rigoroso da natureza”.

Neste sentido, requer uma leitura interdisciplinar do contexto socioambiental existente na região, seja na compreensão dos processos recentes de uso e ocupação dos solos, seja nos cuidados necessários para conservar a biodiversidade, os conhecimentos, os valores, as formas de ensino e aprendizagem e os territórios das populações tradicionais, bem como possibilitar que as populações formadas com a recente colonização possam desenvolver suas formações acadêmicas e científicas em parceria com esses conhecimentos, “considerar as estruturas de conhecimento envolvidas no processo de ensino e aprendizagem — do aluno, do professor da Ciência” (BRASIL, 1997, p.27) possibilitando a produção de práticas inovadoras no ensino de ciências da natureza.

O PGECN reconhece que a produção de conhecimentos e formas de ensino e aprendizagem de ciências da natureza está diretamente ligado às práticas de desenvolvimento sustentável da região. Neste sentido, há a necessidade do (re)conhecimento da sociobiodiversidade existente, assim como o estabelecimento de relações multidisciplinares e multilinguísticas, que permitam a inserção dos conhecimentos tradicionais e as formas e uso racionais dos recursos naturais, que respeitem as diferentes formas de vida, seja ela autóctone ou não, “é necessária a construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações com a Tecnologia e com a Sociedade” (BRASIL, 1997, p.27).

Sendo assim, a preocupação é estabelecer formação para o professor a partir do histórico e reflexão crítica sobre a realidade cultural e social da Região da Zona da Mata do estado, permitindo a integração de todos, em um ensino aprendizagem que valorize o docente e seus saberes de modo a potencializar a união entre o conhecimento empírico e o conhecimento científico.

Métodos e procedimentos

O II Encontro de Ensino de Ciências da Natureza do PGECN será realizado em ambiente virtual, entre 25 a 29 de outubro, tendo como programação: minicursos, palestras, apresentação de protótipos em desenvolvimento, oficinas e exposições.

As atividades ocorrerão durante as manhãs e tardes, com participação livre e gratuita de professores e estudantes da rede municipal e estadual, bem como acadêmicos.

Dentro da programação serão oferecidos Minicursos, Palestras, oficinas, as quais serão feitas da seguinte forma:

Minicursos: Tem o objetivo de apresentar ao público participante, metodologias de ensino e recursos didáticos a partir de experimentações que instrumentarão as atividades de Ensino de ciências para as áreas Biologia, Física, Matemática, Pedagogia, Química, Educação do Campo entre outras;

Palestras: Tem o objetivo de apresentar ao público participante inovações pedagógicas, projetos, trabalhos acadêmicos, promovendo a inter-relação entre os pesquisadores e a comunidade em geral;

Exposição: As exposições serão atividades em formato de galerias virtuais com a apresentação de pesquisas, maquetes, arte, aulas práticas, bem como, a relação destes com a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a educação. As pesquisas, maquetes, aulas práticas serão apresentados em formato de vídeos com momentos de interação no chat com os participantes.

Oficinas: As Oficinas virtuais serão atividades com foco na formação de professores para o processo ensino-aprendizagem, por meio de metodologias ativas com uso de recursos e/ou softwares para o campo educacional  

 

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Kachia Téchio

Profa. Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveia

 Artur

 

 

 

25 raquel

 

 

 

 

25 pedro

 

 

 

25 talita

25 kachia

 

 

25 elizia

 

26 terezinha

 

 

 

26 andrea

26 nelson

 

 

26 rony

 

 

26 sergio

 

27 angelica

 

27 joao abilio

 

27 roberto

 

27 e 28 fernanda

 

27 Flora

 

 

27 lara e manuela

 

27 tiago

28  e 29 daniela

 

28 cassio

 

28 meire

 

28 andrea mendonça

 

28 flavia danlei

          

 28 sergio

 

 

 

28 1

 

28 2

 

28 3

 

28 4

 

28 5

 

 

 

29 1 luiz

 

29 2 luiz

 

29 3 claudio

 

29 2 Claudio

 

 

29  1 Veraci

29 4

 

29 629 5

 

29 7