Turma 2022


  

 geisiane Geisiane Miguel dos Santos 

 

Orientador Dr. Fabiano Amaral

Título:  ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE ITAPUÃ DO OESTE – RO, ATRAVÉS DA ETNOQUÍMICA

 

Resumo: A proposta desse projeto de pesquisa pretende abordar a química através da produção de queijo e a desidratação do peixe da região, buscando relacionar à química enquanto ciências no cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e adultos do município de Itapuã do Oeste e seus familiares, utilizando como base o pré-conhecimento que os mesmo já dispõem, apresentando desde modo um ensino mais interativo, que poderá ter como resultado um ensino mais interessante. Analisar a evolução conceitual científica no ensino de Química da EJA através da Etnociências com base nos saberes presentes no cotidiano, na cultura, ambiente, raciocínio e experiência dos educandos. A escolha dos temas geradores foram determinados, por serem atividades, que estão entrelaçadas com o cotidiano dos alunos. A pesquisa será realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire, pertencente à rede pública estadual de ensino, no município de Itapuã do Oeste será elaborada com a abordagem qualitativa com o professor e os alunos no decorrer das aulas de Química. Quanto à coleta de dados, serão usados questionários como instrumental, formados por questões de múltipla escolha, permitindo ao aluno mais de uma opção na escolha das alternativas, também haverá perguntas de resposta única.
Palavras-Chave: Etnociência, EJA, Ensino de Química.

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza

Cv Lattes

 

Liziane 2  Liziane Crisula Pereira Gomes

Título:  LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE PESQUISAS QUE RESULTARAM EM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EQUIDADE DE GÊNERO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE OS ANOS DE 2013 - 2022

 

 

 Orientadora Dra. Maria Rosangela Soares

Resumo: As dificuldades enfrentadas por mulheres cientistas, como a necessidade de trabalhar duas jornadas, a maternidade, a pressão para serem produtivas, a competição, o preconceito e a discriminação de gênero, e a desvalorização dos valores e características associadas às mulheres na produção de conhecimento, contribuem para a redução da participação das mulheres na ciência. Para aumentar a participação das mulheres na produção científica, o poder público tem trabalhado através de políticas como o Programa Mulher e Ciência (PMC), que objetiva consolidar estudos sobre gênero, mulheres e feminismo e aumentar a participação de mulheres nas ciências, visando maior visibilidade das mulheres cientistas. Devido ao baixo interesse das meninas por ciências na educação básica, este estudo é relevante, pois pretende fornecer pistas sobre os caminhos da discussão de equidade de gênero e o que, efetivamente, não foi discutido nesta última década. A pesquisa tem como objetivo principal fazer um levantamento da quantidade de pesquisas voltadas à educação básica que propuseram a atuação do papel da mulher na ciência e equidade de gênero. Deste modo, identificar se houve um aumento no número de pesquisas voltadas à educação básica que propuseram a discussão da atuação da mulher na ciência nos últimos 10 anos e como isso pode contribuir para a promoção da equidade
de gênero. Ao final desta pesquisa, espera-se traçar uma linha do tempo com as principais cientistas e suas contribuições científicas, dialogar com as legislações sobre a equidade de gênero e sua abordagem na educação básica

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Palavras-chave: Mulheres na Ciência; Equidade de gênero; Ensino de Ciências da Natureza

Cv Lattes

 

Silmara  Silmara de Alcântara Xavier 

Orientadora Dra. Bianca Santos Chisté

Título: COMO AS CRIANÇAS PENSAM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

RESUMO: Esse projeto de pesquisa tem por objetivo investigar como acontecem as relações das crianças com as Ciências da Natureza no espaço da Educação Infantil. Compreender de que forma as crianças narram suas curiosidades e como pensam Ciências da Natureza. A metodologia adotada será de abordagem qualitativa, desenvolvendo uma pesquisa bibliográfica com autores que dialogam sobre essa temática, Gallo (2019), Franco (2019), Leite (2011), além dos documentos normativos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2017), que regem o trabalho voltado para Educação Infantil deste município. Partindo das dificuldades e desafios, enquanto professora de crianças pequenas em acolher tais curiosidades, se ancora o interesse de investigar com as crianças, organizar propostas que embalem este campo tão amplo e complexo que é o ensino das Ciências da Natureza, estando com elas como pesquisadora, no sentido de escutar e observar nas vivências cotidianas, a partir da problemática que mobiliza o interesse desta pesquisa. 

Linha de Pesquisa: Formações docentes, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia

 

 

 

 

Taynara Bonfim R. Lourenço 

Título:  ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO ATRAVÉS DA QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL “QUEIMADAS”

 Orientador Dr. Fabiano Amaral

Resumo: Esta pesquisa aspira analisar a abordagem do tema “Queimadas” no ensino de Química na ótica dos alunos e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Migrantes, e propor uma sequência didática como estratégia de ensino para contextualização dos conceitos de termoquímica. Os objetivos específicos consistem em: identificar se o tema “queimadas” é abordado no ensino de Química, e quais metodologias utilizam-se; analisar como a abordagem da Educação Ambiental é contemplada e de que forma relaciona-se com a disciplina de Química no Referencial Curricular do Ensino Médio de Rondônia; investigar conhecimentos prévios dos alunos acerca da educação ambiental e da termoquímica; desenvolver uma sequência didática alinhada à realidade dos alunos abordando o conteúdo de termoquímica utilizando-se do tema gerador “queimadas”. Este estudo consiste em uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, considerada quanto aos seus objetivos como exploratória e descritiva, e referente aos procedimentos como pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Será realizada com professores da disciplina de química, e alunos do 2o ano do Ensino Médio. A coleta de dados será realizada por pesquisa bibliográfica e documental, com aplicação de questionários para os professores e alunos, e baseada na metodologia de Bardin.
Palavras-Chave: Ensino de Química, Queimadas, Contextualização.

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza

Cv Lattes