I ENSINA - Encontro de Ensino de Ciências da Natureza do PGECN


                  O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - PGECN - é um programa que visa promover a formação qualificada para profissionais da educação e desenvolver o perfil de pesquisadores através da abordagem da epistemologia das ciências e suas tendências na educação escolar através das diversas perspectivas teórico-metodológicas de ensino e de aprendizagem, os espaços de ensino e aprendizagem e o estudo e/ou o desenvolvimento de recursos e tecnologias para o ensino de Ciências da Natureza, em consonância com a diversidade cultural das territorialidades da Amazônia.

                      Ao conceber à academia como um espaço múltiplo e propício ao desenvolvimento de formas interventivas para o processo de ensino e aprendizagem, pretendemos dar corpo a uma participação crítica e criativa, que nos permita construir os nossos próprios espaços e momentos.

              O evento busca promover o diálogo e as inter-relações entre pesquisadores, discentes dos cursos de licenciatura, docentes da região e comunidade em geral, com apresentações de pesquisas que estão sendo desenvolvidas por mestrandos do PGECN por meio de palestras, oficinas e a submissão de trabalhos de pesquisa de outros programas.

               O evento visa inovar e revelar a multiplicidade de propostas e materiais que compõem o processo de produção de conhecimento científico, estando também atento às contribuições epistemológicas de dentro e de fora da academia. Identificando a sociedade enquanto lugar de trocas e experiências sociais e ambientais que nos tornam seres em movimento no mundo e para o mundo.

3. Objetivo

Geral:

Dialogar sobre os processos de ensino aprendizagem de Ciências da Natureza e proporcionar formação de professores a partir de experimentações em química, física, matemática e biologia.

Específicos:

a) Fomentar práticas inovadoras para a promoção do ensino de Ciências da Natureza;

b) Promover a inter-relação entre os pesquisadores, professores das redes de ensino municipal e estadual, acadêmicos e a comunidade geral;

c) Divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos do PGECN.

 

  

 Público Alvo

            O evento foi aberto a toda comunidade interessada em ensino de ciências da natureza, obteve a participação de acadêmicos de cursos de graduação, Pós Graduação lato e stricto sensu, Pesquisadores, Professores de ensino público/privado e Alunos pesquisadores que atuam no ensino de ciências, curiosos e futuros cientistas.

O total de pessoas participantes foi bastante acima das expectatias iniciais:

529 graduandos participaram das palestras, mini cursos e visitas aos projetos, maquetes, salas onde puderam experimentar e receber informações detalhadas sobre cada projeto;

14 mestrandos participaram da organização do evento, e também ofertaram palestras e mini cursos;

8 docentes do Ensino Superior;

7 docentes do PGECN;

324 pessoas assistiram a palestra de abertura intitulada " BIODIVERSIDADE, PRESERVAR PARA INOVAR', proferida pelo Dr. Leonardo Calderon, UNIR/PV;

Ainda, visitaram a exposição, participaram das atividades ofertadas na sala de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, visitaram a Biblioteca do Campus, os laboratórios e a exposição da artista plástica Débora Scheffer;

15 crianças de uma creche local;

30 alunos do SENAC, 

40 professores da rede municipal de ensino;

15 professores da rede estadual de ensino;

(fotos na GALERIA) 

 

 

A coordenação e os mestrandos do Programa de Ensino em Ciências da Natureza, agradece à comunidade, aos pais, professores das escolas que nos deram a honra de sua visita e nos proporcionaram conhecimentos inimagináveis.

  thumb__b6ae3-CRIAN--AS-LABORATORIO

" Quando entramos na sala, todos ficaram encantados dizendo: dinossauros, dinossauros. Sorridentes com tudo que viam."

  

Agradecemos a todas as crianças da  Creche e Pré Escola Municipal Altenir Tavares, a Ana Beatriz, o Andrey, o Arthur, o Bryan, o ustavo, a Maria Fernanda, o Otávio, o Thiago, a Ana Karolina, a Isadora, o Hugo, a Larissa, o João Miuel, o Guilherme, a Lavinia, O Leo Victor, a Ana Júlia, a Ana Clara...  (30 crianças)

Agradecemos a todos familiares que autorizaram a visita, aos professores que não mediram esforços para proporcionarem às suas turmas essa experiência de conhecer a Universidade Federal de Rondônia e fazer parte do I ENSINA.

 

Escola Polo Municipal José Veríssimo, aos alunos das 7ª e 8ª séries (38 alunos);

EMEI EF Cora Coralina  2ª série, d professora Cassia Soares da Silva e seus 22 alunos;

EMEI EF Cora Coralina 2ª série, da professora Mauricéia Ferreira Teixeira e seus 21 alunos;

EMEI EF Cora Coralina 3º série, da professora Sandra Spagnol e seus 22 alunos; 

EMEI EF Cora Coralina 3ª série, da professora Mari Pereira de Alcantara e seus 16 alunos;

EMEI EF Cora Coralina 3ª série, da professora Suzana Rosa Barreira e seus 22 alunos;

EMEI EF Cora Coralina 3ª série, da professora Lucineia de Oliveira Nascimento e seus 19 alunos;

EMEI EF Professora Maria de Fátima de Oliveira,  4ª série (19 alunos), 5ª série (25 alunos); 

 

 

Resultados e/ou produtos 

 

a) Neste evento a disseminação do conhecimento científico através de práticas educacionais oferecidas por minicursos com experimentos acessíveis à todo público, comunidade em eral, acadêmicos,  professores e alunos da rede Municipal e Estadual de ensino, superou totalmente as expectatias iniciais dos organizadores.

b)Esperava-se formar 80 professores e 100 acadêmicos no total dos mini cursos ofertados. Os n[umeros finais registrados pelas listas de presença superaram os números previstos.

c) Debater nas palestras trazendo ideias para fomentar o saber étnico e científico, além da socialização das didáticas sobre o saber ensinar, com a intenção de quebra de paradigmas concretados na educação tradicional.

d) Nas palestras esperava-se ter a presença total de 100 pessoas ouvintes, os números finais excederam as expectativas.

e) Criar parcerias entre a Universidade Federal de Rondônia, os professores, escolas Municipais e Estaduais, as instituições privadas de ensino superior e a comunidade em geral.

f) Esperava-se dar início a parcerias com pelo menos 7 escolas municipais da região e 1 instituição de ensino superior. Essas parcerias estão em andamento e devem mostrar resultados no II Ensina

 

 

O evento foi organizado no formato de Projeto de Extensão, coordenado pela Dra Kachia Téchio e Dra Elaine Almeida Delarmelinda-Honoré, certificado nr 103/2019, e contou com a equipe organizadora formada pelos mestrandos do Programa de Ensino em Ciências da Natureza - PGECN, em parceria com os cursos de Pedagogia, História e Medicina Veterinária da UNIR, com o curso de Sistemas de Informação da Faculdade Rolim de Moura,  e com o Programa de Educação Matemática, UNIR/Ji Paraná.

 

 

Agradecemos ao apoio técnico, as doações e empréstimos recebidos (decoração, lanche, figurino das crianças que apresentaram a peça, plantas e móveis para cenários, carteiras e cadeiras da Faculdade Rolim de Moura, transporte das maquetes, cozinheira, voluntários da limpeza, da recepção, a todos que nos ajudaram a realizar um evento impossível)

PROPESC – Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa - UNIR

PROCEA - Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis - UNIR

Faculdade Rolim de Moura - FAROL

Rolim Net

Rolão Materiais de Construção

Unilar Estofados

Novalar Móveis e Eletrodomésticos

Viveiro Imperial

 

Agenda I ENSINA

Palestras I ENSINA

Mini Cursos I ENSINA

Comissão Científica I ENSINA

Produtos e Usabilidade Pedagógica

Equipe

Eco Eletro