Acompanhamento de Egressos


 

PLANO DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS

O egresso do PPGECN deverá ser capaz de atuar na educação em todos os níveis e modalidades de ensino, inovando sua prática docente em termos da compreensão e aplicação da ciência no que se refere aos aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos, com o uso de ferramentas didáticas adequadas a realidade da região Norte do Brasil.

Busca-se formar um profissional/pesquisador que contribua efetivamente para o desenvolvimento e aprimoramento do Ensino de Ciências da Natureza.

Para alcançar esses objetivos o PGECN vem elaborando mecanismos que permitirão um contínuo planejamento do processo de ensino, aprendizagem e inserção dos discentes no mercado de trabalho. Baseado nos seguintes objetivos:

a) Manter registros atualizados de alunos egressos;

b) Promover encontros, cursos de extensão, reciclagens e palestras profissionais formados pelo programa;
c) Divulgar a inserção dos alunos formados pelo programa no mercado de trabalho;
d) Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação profissional dos ex-alunos.

 

Ainda,  para o acompanhamento de discentes/futuros egressos algumas ferramentas foram inseridas no processo de comunicação, dentre elas, foi criada a página oficial do programa e uma página em uma rede social, onde as atividades dos discentes são divulgadas criando um perfil de pesquisadores que será acompanhado após a conclusão do curso.

 

Os atuais discentes estão inseridos em grupos de pesquisas registrados no CNPq

 

No GEPPEA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação na Amazônia (GEPPEA)  estão inseridos os seguintes docentes do PGECN: KachiaTéchio, Izaías Fernandes, Paulo Vilela, Bianca Chisté, Adriane Pesovento, Fabiano Amaral, Luciana Soares da Cruz, e foram integrados oito discentes: Gabriel Tenório, Jeieli L.S. Oliveira, Sonia O. Schneider, Wermiton T.S. Solidera, Andreia M. Valenga, Fernanda S. Baú, Juscinete R. S. Wieczorkowski, Andreia Valenga.

 

Ainda, O PGECN está presente no GEP - Grupo de Estudos Pedagógicos, onde o Prof. Sergio Gouveia é associado e foi integrada a discente Alaíse F. P. Freitas.

 

Todas essas ações visão prolongar a participação dos discentes/futuros egressos e fortalecer redes de pesquisas locais que dialoguem com redes de pesquisa nacionais e internacionais.

 

 Realizações e Conquistas de 2020

 

Elízia dos Santos, mestranda PGECN foi aprovada em 1º lugar no Edital nº01 no Estado do Amazonas

 

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                         O Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza tem como objetivo principal " formar professores e pesquisadores com elevada capacitação para atuar nos problemas educacionais que o contexto Amazônico exige, os quais poderão tornar-se referência para outros contextos nacionais e globais. formar professores e pesquisadores com elevada capacitação para atuar nos problemas educacionais que o contexto Amazônico exige, os quais poderão tornar-se referência para outros contextos nacionais e globais",  assim  é com orgulho que Parabenizamos a mestranda Elízia dos Santos por sua aprovação no concurso Edital nº 01 para atuar como professora do Estado do Amazonas no município de Manicoré.

 

 

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A mestranda Catiane Monteiro Pacheco prestou banca e foi aprovada na Faculdade Rolim de Moura, onde irá lecionar a disciplina de Teoria Geral da Administração no curso de Sistemas de Informação e a disciplina de Empreendedorismo no curso de Contabilidade. 

 

 

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A mestranda Josiane Ribeiro Muderno prestou banca de seleção e foi aprovada para ministrar a disciplina de Estatística no curso de Sistemas de Informação e no curso de Contabilidade; a disciplina de Cálculo no curso de Engenharia Civil  a disciplina de Metodologia da Pesquisa no curso  de Direito na Faculdade Rolim de Moura.

 Parabéns Catiane e Josiane, mestrandos PGECN inserindo-se no Ensino Superior na região e partilhando conhecimentos fundamentais sobre ensino e aprendizagem.

 

 

Realizações e Conquistas de 2019

 

  

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Andreia Marcílio Valenga, defendeu sua dissertação em 18.11.2019, e foi aprovada em 1º lugar no Processo de Atribuição SEDUC/MT- PÁS/2020, conforme critérios estabelecidos em instruçao normativa. Atualmente atua na Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima no município de Juína. 

 

 

 

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Gabriel Tenório dos Santos, defendeu sua dissertação no dia 21.12.2019. Foi aprovado em 1º lugar no concurso público no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e na sequência foi eleito Coordenador do curso de Licenciatura em Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso:

"DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 02/12/2019 | Edição: 232 | Seção: 2 | Página: 39 Órgão: Ministério da Educação/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/Reitoria PORTARIA Nº 2.936, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2019

II - Designar, o servidor GABRIEL TENÓRIO DOS SANTOS, matrícula SIAPE nº 1120066, ocupante do cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, pertencente ao Quadro Permanente de Pessoal deste IFMT Campus Confresa, para exercer a função de confiança de Coordenador do Curso de Licenciatura em Biologia, código FCC;

III - Esta Portaria entra em vigor a partir de 02 de dezembro de 2019."

 

O Mestrando GABRIEL TENÓRIO DOS SANTOS, foi aprovado no Concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Editais nº 091/2017 e 078/2018, para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Grupo/Cargo NS 707.001, Classe D I, Nível 01, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva. Parabéns ao nosso mestrando.

A mestranda Jeieli Lindiene Oliveira e sua orientadora Flávia Pansini participam na mesa redonda intitulada "Compartilhando saberes sobre a BNCC" no   XI Congresso Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação: "BNCC e os desafios de normatizá-la", de 21 a 23 de agosto, no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho em Rolim de Moura, com participação dos membros do Conselho Municipal de Educação - CME, de Rolim de Moura RO.

 

 

Realizações e Conquistas de 2018 

Em 2018 o discente Gabriel Tenório dos Santos ficou em 1º lugar no concurso para Pedagogo, na Universidade Federal de Rondônia;

Em 2018 a discente Alaíse dos Passos estabeleceu um projeto de Ensino entre Brasil e EUA, com crianças do ensino fundamental. Além de cultura, curiosidades, os alunos aprendem inglês e também observam como os alunos americanos aprendem ciências. Os alunos de ambas instituições trocam cartas, produzem vídeos e tem videoconferências. O projeto se estenderá em 2019 com a participação de outros mestrandos do PGECN levando experiências em matemática através da música e da arte. Esse projeto surgiu através do fomento de novas práticas pedagógicas em uma disciplina e a mestranda teve um reconhecimento profissional por sua inovação em ensino