Dissertações


 

A Biblioteca do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) pretende disponibilizar as dissertaçoes produzidas por discentes do programa.

É de acesso livre e gratuito. Devem ser respeitadas as normas de citação e autoria dos materiais. 

 

Dissertações:

 

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) DA COMUNIDADE ESCOLAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ROLIM DE MOURA. Casagrande, Ligiane P. 2023

AS ESTRATÉGIAS E AS DIFICULDADES DO DOCENTE NO ENSINO DA PRÁTICA LABORATORIAL A DISTÂNCIA. Oliveira, Aline, 2023

 

O FILME RADIOACTIVE COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE COM BASE NA PEDAGOGIA CULTURAL. Celestino, Angela, S. 2023

 

APRENDI NA VIDA, MAS PODERIA TER APRENDIDO NA ESCOLA: NARRATIVAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE POR EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO. Mine, Harryssa K. 2023

 

 APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): TABELA PERIÓDICA TRADICIONAL versus PTABLE. Vanin. Camila. 2022

 

ETNOCIÊNCIA INDÍGENA E PRESERVAÇÃO DA FLORESTA: aspectos culturais na perspectiva de egressos indígenas da Licenciatura Intercultural da Amazônia. Alves, Douglas, J.S. 2022

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA. Menezes. Lucas, H.C. 2022

A IN/EXCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES CEGOS E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE RONDÔNIA. Xavier, Raquel M. 2022

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GENÉTICA . Plaster, Raquel, 2022

O ENSINO DE FÍSICA NO CURSO DE LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS NA CIDADE DE ARIQUEMES – RO (1990-2000). Martins, Flávia, 2022

DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EMPREGADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Pires, Edileuza, S. 2022

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GENÉTICA . Plaster, Raquel, 2022

OLHA O MEU BINÓCULO! EU SÓ CONSIGO VER COM MEU BINÓCULO”: POSSIBILIDADES DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ROLIM DE MOURA - RO. Passos, Fernanda, 2022

FALAS, ESTRANHAMENTOS, IMAGENS E ENCANTAMENTOS: UMA PESQUISA NO MODO CRIANÇA. Oliveira, Vanderleia, L.R.L. 2022

CONDIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE VILHENA (RO). Pinheiro, Edilene, C.J. 2022

FALAS, ESTRANHAMENTOS, IMAGENS E ENCANTAMENTOS: UMA PESQUISA NO MODO CRIANÇA. Olivera, Vanderléia, L. R.L., 2022

AS ABELHAS: uma temática para o ensino sobre meio ambiente. Silva, Alessandra, A., 2022

SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO REMOTA: UMA INVESTIGAÇÃO METODOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO EM SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ-RO, Turci, Eliani, B.S. 2022

AVALIAÇÃO DE AULAS TEMÁTICAS SOBRE AGROTÓXICO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA EM JI-PARANÁ PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Ferreira, Raquel, D. 2022

DEGRADAÇÃO DE SOLOS EM RONDÔNIA: ABORDAGEM PRÁTICA A PARTIR DA UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Schmidt, Simone V., 2022

O ARTESANATO COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA NO ESTADO DE RONDÔNIA. Silva, Vanusa M., 2022

Avaliação da competência digital dos professores da Zona da Mata, RO. Estrada, Fernanda S. 2022

ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS TÉCNICOS DE CONTABILIDADE EM ROLIM DE MOURA/RO (1986-1999). Freire, Diana C. 2022

REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, UMA OPÇÃO METODOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL . Soares, Marcelo. 2022

UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DA EFA ITAPIREMA DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ RONDÔNIA (1991-2018). Dias, Jucielma R.L. 2022

Aprendizagem inventiva no espaço da educação especial: um encontro com as crianças e suas produções imagéticas. Fernandes, Meire F.B. 2021 

Contribuições do PIBID na formação de professores de matemática na perspectiva de saberes docentes. Muderno, Josiane R. 2021

Uma pesquisa Gaia Amiga: entre folhas, flores, espinhos e cores. Souza, Catiane M. P. 2021

Qual o modelo de organização docente possui o melhor desempenho discente ... Ramos, Gleison C. 2021

ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS PELOS PROFESSORES PARA A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Oliveira, Thayse. 2021

 PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES (RO): ENTRE MEMÓRIAS E RESISTÊNCIAS (2005 – 2010). Santos, Rony Von J. 2021

 PROFESSORES QUE ATUAM FORA DE ÁREA DE FORMAÇÃO PODEM INFLUENCIAR NA NOTA DO ENEM? Pancieri, Angélica. 2021

A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE E DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Gomes, Gilvane L.S. 2021

SUPER-HERÓIS BEBEM CHÁS: ANÁLISE DO LETRAMENTO CIENTÍFICO PARA MENINOS E MENINAS NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Santos, Elízia, 2021

O ENSINO DO MEIO AMBIENTE EM UMA REGIÃO DA AMAZÔNIA SULOCIDENTAL. Souza, Kellyson S. 2021

Ensino de Ciências nas séries iniciais: estudo em escolas do campo em Rolim de Moura. Valenga, Andreia 2019

Índice de letramento científico de docentes de ciências da natureza da zona da mata no Estado de Rondônia. Schneider, Sônia, 2019

A matemática na vida de estudantes da educação de Jovens e Adultos: desafios, enfrentamentos e possibilidades, Baú, Fernanda, 2019

Ciências da Natureza no Ensino Superior: limites e possibilidades frente ao público-alvo da educação especial. Oliveira, Jeieli O., 2019

Estado da arte de produções acadêmicas de discentes indígenas na educação superior em Rondônia. Wieczorkowski, Juscinete, R.S. 2019 

Compreendendo o ENEM estudo sobre a composição das questões da área de ciências da natureza e suas tecnologias. Cofani, Priscila, 2019

Travessias e Travessuras com ciências em produções infantis imagéticas na educação infantil. Tenório, Gabriel, 2019

Contextualização e experimentação no ensino de química: práticas curriculares em escolas de Rolim de Moura, Pereira, Vinícius, 2019

 Caracterização do conhecimento indígena sobre os recursos pesqueiros da Terra Indígena Rio Branco. Solidera, Wermiton T., 2019

Ensino de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental em Rolim de Moura (1996-2017). Freitas, Alaísie P. 2019