Egressos 2020


 

Alessandra 

ALESSANDRA DE ARAÚJO SILVA

Orientadora: Dra. Ludimilla Ronqui

Título:  AS ABELHAS: uma temática para o ensino sobre meio ambiente

Resumo:  As modificações que ocorrem na natureza, aceleradas pela tecnologia ou atividades realizadas pelo homem, têm provocado danos ambientais, como poluição do ar, mudança climática e degradação do solo. Tais feitos podem acarretar no desaparecimento de várias espécies, inclusive das abelhas, inseto polinizador de diversas plantas. Diante disso, este trabalho teve como finalidade analisar em livros didáticos de ciências do 2º ano do Ensino Fundamental o conteúdo plantas: reprodução, abelhas polinizadoras e preservação do meio ambiente e, para tanto, foram selecionados quatro exemplares, todos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2019). A pesquisa foi organizada em quatro categorias, a saber: conteúdos, recursos visuais, atividades, questões e conhecimentos extra. A pesquisa também procurou realizar uma sondagem acerca do conhecimento prévio de estudantes da Rede Municipal de ensino, com turmas do 2º ano, em relação ao tema das abelhas, utilizando questionários investigativos semiestruturados, com perguntas objetivas e subjetivas, de forma qualitativa. Em seguida, foi realizada uma intervenção pedagógica com materiais elaborados com o jogo Minecraft 1.16, para auxiliar e aprimorar o conhecimento pré-existente dos alunos. Os resultados obtidos por meio da análise dos livros didáticos apresentaram ausência em alguns critérios, tais como no recurso visual, que em alguns materiais havia possíveis erros ou equívocos quanto ao processo de polinização e imagens que não complementam o processo reprodutivo das plantas. Na análise dos questionários, foi possível constatar que os alunos conhecem a importância da polinização das abelhas e que o seu desaparecimento pode provocar um declínio na produção dos alimentos.

Palavras-chave: Desaparecimento de Abelhas. Educação. Plantas. Reprodução vegetal.

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza 

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr: CAAE 39085120.1.0000.5300

Qualificação em 17.02.2022

Defesa em 04.07.2022

Cv Lattes

Orcid

 

  

 

DIANA CLÁUDIA FREIRE

Orientador: Dr. Sérgio Gouveia Neto

Co-Orientadora: Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveia

Título:  ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS TÉCNICOS DE CONTABILIDADE EM ROLIM DE MOURA (1986-1999)

Resumo: Esta pesquisa tem como proposta construir uma interpretação histórica sobre o ensino de Matemática no Curso Técnico em Contabilidade entre os anos de 1986 a 1999, na cidade de Rolim de Moura/RO. O recorte temporal da pesquisa considera o ano de 1986, devido à implantação dos cursos técnicos no município de Rolim de Moura, visto que a “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB, nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971 tornou, de maneira compulsória, o técnico-profissional, em nível de segundo grau”. (BRASIL 2009) e o ano de 1999 devido à finalização dos cursos técnicos em virtude da Lei sancionada em 20 de novembro de 1996, a “Lei 9.394” (LDB/96), que dispõe sobre a “Educação Profissional separada da Educação Básica”. (BRASIL 2009). Para nortear a pesquisa, temos o seguinte questionamento: como transcorreu o ensino de Matemática no curso técnico em contabilidade nas escolas Tancredo de Almeida Neves e Cândido Portinari, entre os anos 1986 a 1999, na cidade de Rolim de Moura/RO? Como referencial teórico, recorremos a autores como Jacques Le Goff (1990; 2003), Marc Bloch (2001), Ivor Goodson (1997; 2008) e outros que se fizeram necessários para a análise dos documentos, tais como jornais, documentos oficiais, livros e fotos. Nos processos analíticos, empregaram-se a triangulação dos dados, a crítica ao documento e paradigma indiciário. Foram entrevistados: ex-alunos, ex-professores e o professor Nelson Ferreira Costa Filho, responsável pelo projeto de centralização dos cursos técnicos. Todos participaram e contribuíram para o processo de implantação e desenvolvimento dos cursos técnicos. Como resultado, pontua-se a apresentação de uma história sobre o desenvolvimento das Escolas Técnicas no município de Rolim de Moura/RO, bem como a centralização dos cursos profissionalizantes nessa cidade, em 1994, as dificuldades no desenvolvimento dos cursos por falta de professores, o ensino da matemática e a reorganização do ensino profissional na região.

Palavras-chave: Técnico em Contabilidade; História do Ensino da Matemática; Rolim de Moura;

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza

Qualificação em 04.02.2022

Defesa em 22.03.2022

Cv Lattes

Orcid 

 

 

edileuza 

EDILEUZA SANTOS PIRES

Orientadora: Dra. Maria Rosangela Soares

Título: DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EMPREGADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo: Radiação é um assunto relevante que deve ser estudado no ensino de ciências do ensino fundamental. Como um dos principais fenômenos naturais, que ocorre desde a formação do universo, a radiação é também responsável pela evolução e existência da vida na Terra. Diante deste contexto, questiona-se - Por que é desprezado o conteúdo “o estudo das radiações” no ensino de ciências da natureza, em especial no ensino fundamental II da educação básica? O objetivo geral é analisar, mediante pesquisa bibliográfica, como os principais documentos norteadores da educação básica do sistema educacional brasileiro apresentam o conteúdo das radiações no ensino de Ciências do ensino fundamental II e propor um material paradidático que responda a esta necessidade. Para o desenvolvimento deste estudo, seguiram-se os seguintes passos: análise detalhada dos documentos oficiais da educação básica, revisão bibliográfica sistemática visando identificar, selecionar e avaliar criticamente estudos primários relacionados ao assunto da pesquisa e elaboração do material paradidático. Assim, os dados obtidos pela pesquisa, revelaram que houve avanços, significativos, relacionados ao tema das radiações, quando analisado o que orientava os PCNs e o que, hoje, orienta a BNCC. Porém, a BNCC apresenta o tema de forma velada e sem uma interligação entre as unidades temáticas e os objetos de conhecimento. Neste sentido, observa-se a necessidade de um material que ofereça suporte pedagógico a professoras/es da educação básica, para trabalhar o assunto em sala de aula, uma vez que os documentos norteadores do ensino fundamental II, no que diz respeito às radiações eletromagnéticas, não contemplam as ações que visam estimular os/as discentes obterem os conhecimentos básicos sobre radiação, como sugere a Agência Internacional de Energia Atômica. Já a segunda parte do presente estudo apresenta-se como uma resposta inicial a respeito desta lacuna, dos documentos oficiais, sobre o tema de radiações.

 

Palavras Chaves: Ensino de Ciências; Material Paradidático; Radiação Ionizante.

 

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza

Cv Lattes

Orcid

Qualificação em 29.04.2022

Defesa em 29.08.2022

 

 

 

eliani 2 

ELIANI BEHENCK SANTOS TURCI

Orientador: Dr. Humberto Takeda

Título: SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO REMOTO: UMA INVESTIGAÇÃO METODOLÓGICA

Resumo: O presente estudo tem por objetivo avaliar e aplicar a metodologia da sala de aula invertida (do inglês Flipped Classroon) para o processo de ensino na disciplina de química durante as aulas remotas, buscando identificar os possíveis benefícios desta proposta para uma melhor aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. O método da sala de aula invertida traz uma diferente proposta em relação ao método tradicional, uma vez que neste modelo o estudante deverá buscar o conhecimento prévio, através de vídeos pré-selecionados pelo professor, estudando então, antes dos encontros ao vivo o conteúdo curricular que lhe foi solicitado. Dessa forma, pode-se fazer um levantamento de dúvidas e saná-las no momento da aula online, ademais permite ainda que haja transmissão de conhecimento e discussão produtiva sobre o assunto entre os próprios estudantes. Assim sendo, o aluno ganha o papel de protagonista durante o processo de ensino-aprendizagem, trazendo a responsabilidade para si, na construção do seu conhecimento. Para fins de registro, a sala de aula invertida para o ensino remoto será assim avaliado devido a pandemia da COVID-19 que resultou o isolamento social e consequentemente suspensão das aulas presenciais.

Palavras-chave: Sala de aula invertida, metodologia, tecnologia, ensino remoto.

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza

Qualificação em 18.02.2022

Defesa em 29.04.2022

Cv Lattes

Orcid

 

 

 

 estrada 

FERNANDA SANTOS ESTRADA

 rientadora: Dra. Kachia Hedeny Téchio

Título: Competência Digital: análise com docentes de escolas estaduais da Zona da Mata, RO

 

Resumo:  Habilidades e conhecimentos digitais se tornaram um desafio para todos os professores diante da necessidade de realizar as atividades on-line utilizando recursos e plataformas digitais, não só no período pandêmico, mas pela necessidade de cumprir as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que sugere que o ensino deve ser adequado para atender projetos relacionados às dimensões da competência cinco – “Cultura Digital”, que abrange computação e programação, pensamento computacional, cultura e mundo digital. Essa pesquisa se desenvolveu por meio da análise do nível de Competência Digital dos professores que lecionam no Ensino Médio na rede estadual de ensino das escolas localizadas na Zona da Mata- RO, com objetivo de nivelar a Competência Digital dos professores, levando em conta o conhecimento de conteúdo pedagógico e tecnológico. Na primeira etapa foram analisados os dados de todos os cursos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado, oferecidos pelo MEC, do ano 2007 a 2015, totalizando quatro cursos, que em suas matrizes curriculares ofereciam uma base para que os professores participantes pudessem adquirir conhecimento, segurança e desenvolver habilidade em recursos educacionais digitais, para realizar seus estudos e projetos de maneira autônoma. Observou-se que a carga horária dos cursos e matriz curricular apresentadas foram estruturadas de forma adequada para desenvolver habilidades na área, mesmo para aqueles que estavam iniciando a trajetória em recursos tecnológicos. Na segunda etapa, buscou-se avaliar o nível de Competência Digital adquirida pelos professores que atualmente lecionam nas escolas da amostra. Os níveis foram elencados como Alfabetização digital, Letramento Digital e Fluência digital, utilizando a metodologia Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK, desenvolvida por Mishra e Koehler em 2006, e a matriz do Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB, que considera os conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para uma Competência Digital efetiva. Observou- se que, de acordo com os dados construídos, a grande maioria dos professores estão no estágio intermediário, com potencial para evoluir. Essa pesquisa visou conhecer o nível da Competência Digital dos profissionais das escolas estaduais da Regional da Mata em Rondônia e sua adequação às necessidades sugeridas pela BNCC.

Palavras-Chave: Formação de Professores. Competência Digital. Tecnologias Digitais da Informação. Comunicação.

Linha de Pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr: CAAE  45046620.0.0000.5300

Qualificação em 11.02.2022

Defesa em 25.03.2022

Cv Lattes

Orcid

 

Flavia  

FLÁVIA MARTINS

Orientadora: Dra. Cristiane Talita Groman de Gouveia

Co- Orientador: Dr. Sérgio Gouveia Neto

Título:FORMAÇÃO DOCENTE EM LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES RONDÔNIA (1990-2000)

Resumo: A pesquisa tem como objetivo elaborar uma interpretação histórica sobre o curso de Licenciatura curta em Ciências na cidade de Ariquemes-RO na década de 1990. Pauta-se nas seguintes questões norteadoras: como ocorreu a implantação e o funcionamento deste curso de Licenciatura Curta em Ciências no Município de Ariquemes? Como se deu o processo de formação do professor no curso de Licenciatura Curta em Ciências no município de Ariquemes? Quais os impactos na carreira docente dos professores que se formaram no curso de Licenciatura Curta em Ciências? Para responder tais questões, pretende-se levantar dados em documentos do curso de Licenciatura Curta em Ciências que funcionou em Ariquemes na década de 1990 (legislações, ementas de disciplinas, fotos das turmas etc.), bem como, por meio de entrevistas com ex-cursistas (após a aprovação do Conselho de Ética em Pesquisa). A pesquisa nortear-se-á pelos os pressuposto da história cultural de Burke (2005), a crítica ao documento de Marc Bloch (2002), o Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989) e a Triangulação de Dados de Sandra Mathison (1988), como aliados a esse processo de criticidade.

Linha de Pesquisa:  Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia

Qualificação em 26.04.2022

Defesa em 30.08.2022

Cv Lattes

Orcid

 

queila QUEILA BARBOSA ALVES DRUZIAN  (in memória, 17.05.2021, vítima da Covid 19)

Orientadora: Dra. Kachia Hedeny Téchio

Título: ANÁLISE DAS POTÊNCIAS ALCANÇADAS NAS AULAS REMOTAS DE QUÍMICA NO PERÍODO DE PANDEMIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA ZONA DA MATA - RO

Resumo: Em 2020, devido ao contágio por COVID-19, culminou numa abrangência mundial e tem ocasionado problemas políticos, econômicos, sociais e na área de educação de grandes proporções, em questão de semanas (FRANCO et al., 2020). Todas as estruturas de ensino precisaram ser reformuladas de forma bastante rápida. Essas mudanças trouxeram para os professores e para os alunos diversas situações de incerteza e novos desafios para o ensino e a aprendizagem. O ensino de química passou a ser de forma remota e a partir desta problemática surgiu essa pesquisa com o objetivo em analisar o potencial de ensino das aulas remotas de química no ensino médio, através das atividades utilizadas/aplicada pelos professores na rede estadual, na zona da mata em Rondônia durante o período de pandemia.  A pesquisa teve início no ano de 2020, com abordagem para todas as 19 escolas que compõem a área de atendimento da CREA. A amostra é composta por todos professores que lecionam química de forma remota no período de pandemia, não considerando sua formação acadêmica. Estão excluídos da amostra os professores que não lecionam química. A carência de professores Licenciados em Química no Estado de Rondônia, abre uma lacuna para formações acadêmicas de outras áreas ministrarem aulas de Química, sendo eles físicos, matemáticos e biólogos (RAMOS, 2014). A metodologia utilizada na primeira etapa foi o levantamento bibliográfico e documental para compreender os objetivos propostos pela BNCC para o ensino médio que, garante aprendizagens para o enfrentamento dos novos desafios contemporâneos bem como traz direcionamentos para a tomada de decisões. Na segunda etapa foi organizado um formulário para levantamento de dados junto aos professores da amostra. Resultados esperados: mapear e analisar quais são as potências alcançadas por meio das atividades utilizadas e aplicadas pelos professores para ensinar química de forma remota, durante o período de pandemia, para o ensino médio, nas escolas estaduais da região da zona da mata, voltadas para atender o currículo dentro da BNCC com o objetivo de relacionar o conteúdo visto em aula remota com suas vivências em sociedade, verificar se as atividade utilizadas promoveram conhecimentos para os problemas e desafios que os alunos encontram no dia a dia. 

Palavras chave: ensino de química, aulas remotas de química, ensino médio

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr CAAE 44026621.1.0000.5300.
 
Linha de Pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia

Cv Lattes

 

 

raquel duarte site 

RAQUEL DUARTE FERREIRA

Orientadora: Dra. Kachia Hedeny Téchio

Título: Ensino de química orgânica: análise de aulas temáticas sobre agrotóxicos no curso técnico em agropecuária em Ji Paraná, RO                                                                                                                      

Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação buscou compreender como se potencializa a aprendizagem da química orgânica a partir da temática agrotóxico através de aulas remotas, no período de pandemia, verificando se este formato favorece o aprendizado como metodologia de ensino de forma significativa. A pesquisa teve como amostra duas turmas do terceiro ano do ensino médio curso concomitante ao técnico em Agropecuária, além dos materiais utilizados pela professora de Química do curso técnico em agropecuária período matutino e vespertino na EFA (Escola Família Agrícola) Itapirema da zona rural do município de Ji-Paraná, totalizando 43 alunos participantes e uma professora. Devido ao formato remoto das aulas que se iniciou no mês de março, foi escolhida uma professora de Química, a qual permitiu assistir às suas aulas e ter acesso completo aos seus materiais. Antes das aulas temáticas os alunos responderam a um questionário para que fosse possível entender quais eram suas concepções iniciais acerca dos agrotóxicos e em seguida iniciou as aulas abordando os conhecimentos teóricos de química orgânica com o tema proposto. Ao todo foram 24 aulas incluindo os agrotóxicos ao conteúdo por meio de atividades que visavam a identificação funções orgânicas, estrutura dos compostos, propriedades físico-químicas e nomenclatura orgânica. Foi perceptível que os conteúdos da química orgânica - reconhecimento e classificação das estruturas orgânicas, nomenclatura, funções orgânicas e propriedades físico-químicas dos compostos – puderam se aliar aos conhecimentos da vida do estudante, de maneira que até mesmo as famílias dos estudantes tiveram participação nas atividades, principalmente devido ao ensino remoto. As respostas dos educandos aos questionários evidenciaram que muitos possuíam a prática de contato direto ou indireto com os agrotóxicos, mas que poucos sabiam como de fato manipular tais substâncias de maneira segura e, principalmente, pouco entendiam acerca da composição química e propriedades físico-químicas dos agrotóxicos. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam que a abordagem dos conceitos científicos e sociais sobre o uso dos agrotóxicos favoreceu o processo de aprendizagem de química orgânica, uma vez que a mesma proporcionou a compreensão por parte dos estudantes conceitos químicos de substâncias que os mesmos manejam em seu cotidiano, bem como propiciou o ensino de química de forma contextualizada beneficiando o processo de aquisição e assimilação do conhecimento.

Palavras-Chave: Ensino de Química. Agrotóxicos. Aulas Temáticas.

Projeto aprovado no CEP da Universidade Federal de Rondônia sob nº 39878620.0.0000.5300 CAAE

Linha  de Pesquisa: Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia

Qualificação em 11.02.2022

Defesa em 25.03.2022

Cv Lattes

Orcid

 

1 xavier 

RAQUEL MARIA XAVIER

Orientadora: Dra Cristiane Talita Gromann de Gouveia 

Título:  A In/Exclusão no processo de ensino-aprendizagem de ciências da natureza na perspectiva de estudantes e professores de escolas públicas em Rondônia

Resumo: O processo de inclusão escolar de alunos com deficiência ganhou visibilidade nas três últimas décadas e, embora ainda enfrente diversos desafios, apresenta-se como uma realidade nas instituições educacionais brasileiras. Considerando-se o aumento de estudantes com necessidades educativas especiais, matriculados em classes comuns de ensino, torna-se necessário estudos e desenvolvimento de métodos que visem garantir acesso aos conhecimentos científicos a este público. Com base nesse contexto, o presente projeto apresenta uma proposta de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para produção de dados, a história oral temática com enfoque na inclusão de alunos cegos. Em linhas gerais, o estudo objetiva investigar por meio das narrativas de três estudantes cegos e seus professores de ciências da natureza, os impasses e possibilidades nos processos de ensino-aprendizagem e inclusão escolar, no âmbito de duas escolas da rede estadual e uma da rede federal de ensino, em dois municípios no interior de Rondônia.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Estudante Cego; Narrativas; Inclusão.

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr: CAAE 43861521.4.0000.5300

Qualificaçãoem 24.02.2022

Defesa em 29.08.2022

Cv Lattes

Orcid

 

 

plater 

RAQUEL PLASTER

Orientadora: Dra. Luzia da Silva Lourenço

Título:  O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA PARA ENSINO DE GENÉTICA MENDELIANA

Resumo: Os conceitos de genética de forma geral são considerados pelos estudantes de difícil compreensão por tratar de assuntos abstratos, como genes e alelos e por envolver cálculos de probabilidade. Uma das alternativas para facilitação da assimilação do conteúdo de genética pelos alunos é o uso de jogos lúdicos e atividades práticas. Além dessas alternativas existe a sequência didática, um planejamento de aulas sistemáticas sobre um determinado tema de estudo que adota estratégias que facilite a compreensão do conteúdo. Diante do exposto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo elaborar e aplicar uma sequência didática em turmas do terceiro ano do ensino médio de duas escolas estaduais da região da zona da mata de Rondônia. A coleta de dados está prevista para o período de junho a setembro de 2021. Para avaliar a eficiência das aulas planejadas sobre o conteúdo de genética mendeliana a sequência didática será enviada aos professores da área de biologia para avaliação da estrutura, conteúdo e aplicabilidade. Além de avaliação pelos pares a sequência didática será validade por meio da aplicação em 2 escolas estaduais. No início do estudo em cada turma será avaliado o perfil socioeconômico dos estudantes por meio da aplicação de um questionário. Para verificar o conhecimento prévio sobre o assunto será realizada uma avaliação diagnóstica com os estudantes de cada turma e ao final do estudo uma segunda avaliação será realizada com objetivo de comparar se sequência didática contribuiu para aumento da assimilação do conteúdo. A comparação dos dados será realizado por meio de um teste t pareado. Espera-se que, através desse estudo, crie-se uma roteiro de aula que venha facilitar o ensino de genética de maneira mais significativa.

Palavras-chave: Sequência Didática. Genética Mendeliana. Ensino de Ciências da Natureza

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr CAAE 43167121.5.0000.5300

Qualificação em 08.04.2022

Defesa em 15.08.2022

Cv Lattes

Orcid

 

 

simone  

SIMONE VALIM SCHMIDT

Orientadora: Dra. Elaine Almeida Delarmelinda-Honoré

Título:  DEGRADAÇÃO DE SOLOS EM RONDÔNIA: ABORDAGEM PRÁTICA A PARTIR DA UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo: A temática dos solos é componente da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) nas disciplinas de Ciências e Geografia e está prevista em diversas etapas no ensino Fundamental. A educação é um caminho para a promoção do ensino e melhores práticas, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de uma consciência ambiental de modo que ajude na preservação do meio ambiente e neste caso, dos solos. Esta pesquisa tem objetivo desenvolver uma unidade didática guia sobre degradação dos solos, fundamentada em técnicas argumentativas, para o ensino de Ciências. Tal objetivo se justifica na necessidade de melhorar o processo de ensino e aprendizagem da temática meio ambiente e o problema de degradação dos solos. Ela é de suma importância, visto de na literatura não existem muitos materiais de apoio para o ensino dessa temática, principalmente associada à realidade dos alunos e os professores, sustentam-se somente no livro didático fazendo com que o aluno se torne um agente passivo no processo de ensino. 

Palavras-chave: Ensino de Solos. Argumentação. Educação Ambiental. Material didático.

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob  CAAE 42889921.1.0000.5300

Linha de Pesquisa: Fundamentos e Modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza

Qualificação em 09.12.2021

Defesa em 25.03.2022

Cv Lattes

Orcid

 

 

 

1 vanderleia  

VANDERLÉIA DE LOURDES RODRIGUES LOPES DE OLIVEIRA

Orientadora: Dra. Bianca Santos Chisté 

Título: FALAS, ESTRANHAMENTOS, IMAGENS E ENCANTAMENTOS: UMA PESQUISA NO MODO CRIANÇA

Resumo: Essa escrita se propõe a movimentar o pensamento com os fazeres, dizeres e viveres de 15 (quinze) crianças residentes em municípios da Zona da Mata no estado de Rondônia, com idades entre 2 (dois) a 6 (seis) anos, que se engendram nas produções fílmicas e fotográficas nos espaços do seu cotidiano. Assim, tratase de um convite a estar com as crianças e pensar como as produções imagéticas são disparadores de pensamentos, falas, invenções e quais olhares habitam a criança quando elas se misturam com as câmeras por meio de suas lentes. A pesquisa se faz no modo criança, como experiência, por traços cartográficos com princípio de rizomas como forma de habitar o mundo. Do ponto de vista teórico baseia-se em Deleuze e Guattari (1995), Leite (2011), Cammarota (2021) e outros. Fundamenta-se na filosofia da diferença, em autores que discutem a infância, como Chisté (2015), Leite (2011), Kohan, (2005), Agamben (2005, 2014) e Benjamin (1995, 2005). Ainda, para falar das produções imagéticas e fílmicas, a pesquisa fundamenta-se em Mauad (2004) e Reyna (2020). Para movimentar as Ciências da Natureza, coloca em trânsito o poeta das miudezas, Manoel de Barros (2003, 2010, 2013). Tais movimentos se compõe com a escrita por meio dos encontros e acontecimentos de uma experiência no modo criança.

Palavras-chave: Infância. Criança. Acontecimento. Produções Imagéticas.

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr: CAAE  42668420.3.0000.5300

Linha de Pesquisa:  Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia

Qualificação em 21.02.2022

Defesa em 21.07.2022

Cv Lattes

Orcid

 

 vanusa

VANUSA MEDEIROS DA SILVA

Orientadora: Dra. Kachia Hedeny Téchio

Título: o Artesanato como instrumento no ensino de ciências da natureza no município de Rolim de Moura, RO 

Resumo: A pesquisa O artesanato como instrumento no ensino de Ciências da Natureza no município de Rolim de Moura no estado de Rondônia teve como objetivo conhecer as possibilidades do artesanato como instrumento pedagógico para o ensino de Ciências da Natureza, na unidade temática Matéria e Energia, no quinto ano do ensino fundamental. Assim, contou com a participação de oito docentes do quinto ano do ensino fundamental e de oito artesãos do município de Rolim de Moura, no Estado de Rondônia. Organizado em artigos e conduzido por uma abordagem qualitativa, o estudo analisou os dados através da análise de conteúdo. Os resultados alcançados permitem compreender que, ao ser trabalhado de forma articulada com o Componente Curricular de Ciências, o artesanato potencializa as interações didáticas através da ludicidade, promove o encontro com outros saberes da comunidade, aguça a curiosidade dos educandos e permite que o aluno compreenda que o processo de criação está presente tanto nas situações simples como naquelas complexas do cotidiano.
Palavras-chave: Ciência; arte; aprendizagem.

Linha de Pesquisa:  Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia 

Aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Rondônia e aprovado sob nr: CAAE  1 37216420.7.0000.5300

Qualificação em 09.12.2021

Defesa em 23.03.2022

Cv Lattes

Orcid