Área de Pesquisa e área de concentração


Área de Concentração: ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA

 

OBJETIVO:

Promover formação qualificada para profissionais com perfil de pesquisador através da abordagem da epistemologia das ciências e suas tendências na educação escolar, as diversas perspectivas teórico-metodológicas de ensino e de aprendizagem, os espaços de ensino e aprendizagem e o estudo e/ou o desenvolvimento de recursos e tecnologias para o ensino de Ciências da Natureza, em consonância com a diversidade cultural das territorialidades da Amazônia

 

LINHAS DE PESQUISA

1)Fundamentos e modelos teóricometodológicos no Ensino de Ciências da Natureza

Essa linha de pesquisa abrange estudos que focalizem concepções teóricas acerca da aprendizagem e do desenvolvimento humano e modelos pedagógicos originários de trabalhos de reflexão teórica/pesquisa e suas aplicações no Ensino de Ciências da Natureza. No âmbito de tais possibilidades estão incluídos, por exemplo, estudos sobre contribuições do pensamento pedagógico para o Ensino de Ciências, modelos de ensino, metodologias e práticas educativas, o papel das aulas práticas e do laboratório no Ensino de Ciências da Natureza. 

 

2)Formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades e diversidade da Amazônia

Essa linha de pesquisa articula reflexões conceituais acerca da formação docente com as demandas e desafios que a diversidade sócio-cultural e territorial suscita para a prática cotidiana dos professores; ressaltando a complexidade com que devemos tratar os processos de formação de professores, a fim de que oportunizem aos educadores sólida formação humana e ampla cultura geral, necessárias à efetivação de uma ação comprometida com a aprendizagem de todos os estudantes e que reconheça as diferenças de práticas das territorialidades e valoriza a diversidade da Amazônia Legal, de forma a desenvolver produtos (cartilhas, apostilas, materiais pedagógicos) que possam ser distribuídos e utilizados nas escolas Municipais e Estaduais para o Ensino de Ciências da Natureza.