Impacto Social e Acadêmico


I ENSINA - Encontro de Ensino de Ciências da Natureza do PGECN

  

                  O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - PGECN - é um programa que visa promover a formação qualificada para profissionais da educação e desenvolver o perfil de pesquisadores através da abordagem da epistemologia das ciências e suas tendências na educação escolar através das diversas perspectivas teórico-metodológicas de ensino e de aprendizagem, os espaços de ensino e aprendizagem e o estudo e/ou o desenvolvimento de recursos e tecnologias para o ensino de Ciências da Natureza, em consonância com a diversidade cultural das territorialidades da Amazônia.

                  Ao conceber à academia como um espaço múltiplo e propício ao desenvolvimento de formas interventivas para o processo de ensino e aprendizagem, pretendemos dar corpo a uma participação crítica e criativa, que nos permita construir os nossos próprios espaços e momentos.

              Assim, em 2019 o PGECN organizou o I ENSINA, tendo como objetivo central  promover o diálogo e as inter-relações entre pesquisadores, discentes dos cursos de licenciatura, docentes da região e comunidade em geral, com apresentações de pesquisas que estão sendo desenvolvidas por mestrandos do PGECN por meio de palestras, oficinas e a submissão de trabalhos de pesquisa de outros programas.

               O evento  inovou e revelou a multiplicidade de propostas e materiais que compõem o processo de produção de conhecimento científico, estando também atento às contribuições epistemológicas de dentro e de fora da academia. Identificando a sociedade enquanto lugar de trocas e experiências sociais e ambientais que nos tornam seres em movimento no mundo e para o mundo.

São resultados do I ENSINA - 2019

 

 

II ENSINA - Encontro de Ensino de Ciências da Natureza do PGECN

 

Em 2021 o PGECN  organizou o II ENSINA, teve por objetivo dialogar sobre os desafios e possibilidades que a diversidade sociocultural e territorial suscita para a prática cotidiana dos professores nos   processos de ensino aprendizagem de Ciências da Natureza e proporcionar formação de professores a partir de experimentações em matemática, química, física e biologia, sendo uma contribuição entre parceiros, professores e pesquisadores, com palestras, oficinas e experiências que contribuam com práticas pedagógicas possibilidades e desafios no contexto atual.

As discussões envolveram resultados de pesquisas, apresentação de metodologias de ensino articulando o fazer docente às possibilidades de fomentar além da formação em ciências, uma ampla cultura geral  necessária à efetivação de ações comprometidas com a aprendizagem, reconhecendo as diferenças culturais locais e valorizando a diversidade em prol da aprendizagem.

 

O II Encontro de Ensino de Ciências da Natureza do PGECN foi realizado em ambiente virtual, entre 25 a 29 de outubro, tendo como programação: minicursos, palestras, apresentação de protótipos em desenvolvimento, oficinas e exposições.

 

As atividades ocorreram durante as manhãs e tardes, com participação livre e gratuita de professores e estudantes da rede municipal e estadual, bem como acadêmicos.

 

Dentro da programação foram ofertados Minicursos, Palestras, oficinas, as quais foram feitas da seguinte forma:

 

Minicursos:  objetivo de apresentar ao público participante, metodologias de ensino e recursos didáticos a partir de experimentações que instrumentarão as atividades de Ensino de ciências para as áreas Biologia, Física, Matemática, Pedagogia, Química, Educação do Campo entre outras;

 

Palestras:  objetivo de apresentar ao público participante inovações pedagógicas, projetos, trabalhos acadêmicos, promovendo a inter-relação entre os pesquisadores e a comunidade em geral;

 

Exposição: As exposições foram atividades em formato de galerias virtuais com a apresentação de pesquisas, maquetes, arte, aulas práticas, bem como, a relação destes com a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a educação. As pesquisas, maquetes, aulas práticas foram apresentados em formato de vídeos com momentos de interação no chat com os participantes.

 

Oficinas: As Oficinas virtuais foram atividades com foco na formação de professores para o processo ensino-aprendizagem, por meio de metodologias ativas com uso de recursos e/ou softwares para o campo educacional 

Mais informações sobre o II ENSINA 2021

Vídeos de todas as atividades podem ser encontradas aqui; Canal PGECN no YouTube