Educação Ambiental na Amazônia Sul-Ocidental: uma análise dos planejamentos didáticos e a percepçãodos docentes emCiências da Natureza
Environmental Education in the South-Western Amazon:an analysis of didactic plans and theteachers perception inNatural Sciences
Kellyson Silva de Souza1
Elaine Almeida Delarmelinda2
ResumoAeducação ambiental nas escolasé fundamental para formar cidadãos conscientes da importância da conservação ambientalpara a sobrevivência humana. Assim, essa pesquisa objetivou avaliar os conteúdos abordados por professores de ciências da natureza sobre a temática meio ambiente nos anos finais do ensino fundamental, em uma região do Estado de Rondônia,localizada na Amazônia Sul-Ocidental, que sofre a pressão da degradação ambiental.Para isso,no ano de 2019foi realizadaa análise dosplanejamentos docenteutilizando-se ateoria de Bardin (1977) e considerando os temas ambientais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais.Também foram realizadasentrevistascomoito professores de ciências da natureza doEnsino FundamentalII. Os temas água e debates ambientais foramos mais citados nos planejamentos. O 6º ano é a etapa em que os temas de educação ambiental são mais trabalhados. Na entrevista, os docentes responderamensinar principalmente sobre água, lixo e reciclagem. As queimadas e degradação dos solos, mesmo sendo problemas frequentesna região, foram os menos citados. Os docentes relatam que a educação ambiental deve ser trabalhada extraclassepara melhor compreensão do tema, contudo fatores como falta de tempo, recursos financeiros, material didático apropriado, transporte e logística são barreiras que impedem uma abordagem holística.
Palavras-chave: Ensino Fundamental II. Barreiras no Ensino. Vida e Ambiente.Análise de conteúdo.