Publicado em: 17/06/2023 19:03:16
Revista Interfaces da Educação
II
Interfaces da Educação, Paranaíba, V. 13, N. 39, p. 47a 62, ano 2023
A colonização de Rondônia e o projeto LOGOS II (1970-1990)
The colonization of the state of Rondônia and the project LOGOS II (1970-1990)
Cristiane TalitaGromann de Gouveia
Sérgio Candido de GouveiaNeto
Resumo O regime militar lançou diversas campanhas que tiveram como objetivo a ocupação do extinto Território Federal de Rondônia, atual Estado de Rondônia. Como consequência, migrantes descolocaram-sede diversas regiões para se estabelecerem nas paragens do poente. Contudo, não foram oferecidas condições para o recebimento dessas pessoas, que enfrentaram problemas relacionados à falta de escolas, saúde e estradas. A formação de profissionais da educação constituía outro problema. Para resolver tal situação, foi implantado o Projeto Logos II, um programa de formação de professores a distância. Assim, a questão norteadora deste artigo é: como se deu a formação de professores no Território Federal de Rondônia (posteriormente, Estado de Rondônia), via Logos II, em tempos de colonização? Para responder essa questão, foram usados como fontes as legislações, o Projeto-piloto do Logos II (CETEB, 1984) e artigos de jornais e revistas. Como aporte teórico-metodológicos, foram usadas,principalmente, as teorias de Carlo Ginzburg, Peter Burke, Marc Bloch, Jacques Le Goff e Maurice Halbwachs. Constatamos que o Logos II foi um dos primeiros cursos de habilitação de professores em Rondônia e formou diversos docentes para o ensino na zona rural do Estado, tendo sido grandes as dificuldades dos cursistas, considerando as adversidades da região.
Palavras-chave:Ditadura Militar. Formação de Professores. Zona Rural.
Fonte: Coordenação